14 de jul. de 2014

Lixo hospitalar é descartado junto com lixo comum em Irará

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um morador da cidade de Irará, no centro norte baiano, a 62 km de Serrinha, denunciou em conversa com o site Bocão News o modo irregular como estaria sendo tratado o lixo hospitalar na cidade. Nas imagens registradas na última semana, é possível ver seringas, embalagens de soro fisiológico, frascos de remédios e outros restos misturados com lixo comum no lixão da comunidade do Quebra Fogo.

Diante da denúncia, na sexta-feira (11), a reportagem inciou uma "maratona" quando procurou os órgãos municipais para se pronunciarem sobre o caso.

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, a reportagem procurou a titular da pasta, Ana Rita Pinho, e foi informada que ela estava fazendo pré-natal fora da cidade. A assessora dela também não estava no município. Ambas só estariam disponíveis nesta segunda-feira (14).

Depois, o prefeito da cidade, Denivaldo Pinto, foi procurado, e disseram que ele estava em Feira de Santana. O Bocão News pediu para falar com a chefe gabinete dele, Terezinha Ferreira dos Santos, que atendeu a reportagem, e ciente do assunto, pediu para aguardar por um instante, pois ela iria chamar alguém que "estava informado sobre o caso".

E foi o secretário municipal de Finanças, Glauvert Cerqueira, que conseguiu esclarecer a situação. De acordo com o titular da pasta, a prefeitura tem contrato com uma empresa da cidade de Camaçari, a Retec - Tecnologia em Resíduos Ltda, e acrescentou que há clínicas particulares na cidade, que podem estar descartando o lixo irregularmente.

"A gente não sabe se estão fazendo da forma correta. Pode ser a mando de algum funcionário. Não temos certeza disso. Mas a prefeitura está tomando as providências cabíveis para esse caso", disse.

Questionado se essas clínicas particulares eram fiscalizadas pela prefeitura, Glauvert afirmou: "temos serviço de vigilância sanitária, que é extremamente caro, então é responsabilidade do proprietário coletar esse tipo de lixo".

Lixo hospitalar é descartado junto com lixo comum em Irará

Nenhum comentário:

Postar um comentário