20 de jul. de 2014

Lamarão comemora 52 anos com shows

Redação Portal Clériston Silva PCS 


Lamarão completou 52 anos de emancipação política, neste domingo (20). O ponto alto das programações alusivas ao aniversário da cidade foi sábado (19), com a realização de shows na Praça Joaquim Pinto Batista, que reuniu artistas como o cantor Del Led e as bandas Play de Novo, Forró dos Balas e É Tudo Nosso, além de boat show com atrações locais, que animaram cerca de 20 mil foliões no primeiro dia de festa. 

Em campanha, políticos como Fernando Torres (PSD), Tarcizio Pimenta (PHS), Fátima Nunes (PT) e Graça Pimenta (PMDB), participaram do evento. Todos foram recepcionados pelo prefeito Dival Pinheiro (PT).

A história de Lamarão começa no século XIX, com os irmãos Acônsio Celestino de Oliveira e José Celestino de Oliveira, que foram os primeiros a construírem residência no local, e que servia, à época, de pousada aos viajantes que se deslocavam da então Vila Nova da Rainha (atual Senhor do Bonfim) para Santo Amaro, transportando suas mercadorias. A chegada da estrada de ferro Leste Brasileiro à região deu um grande impulso ao seu desenvolvimento.


O nome do município teve origem na lagoa que existia na parte mais baixa da região, que, durante a estiagem, formava um grande lamaçal chamado, então, pelos moradores de “lamarão”.

Na divisão administrativa de 1911, o município de Serrinha aparece formado pelo distrito sede. Em 1920 já era constituído dos distritos de Serrinha, Biritinga e Pedras de Lamarão.

Até 1962, o município de Lamarão, pertenceu ao distrito do município de Serrinha. Sua emancipação política deu-se pela lei nº1.737 de 20 de julho de 1962.

O município de Lamarão é formado pelo distrito sede e mais dois povoados de: Sítio Santana, Quinji e Veludo. E as comunidades rurais de Barra, Baixa da Areia, Maroto, Tebaia, Maravilha, Soleira, Poções, Traira I e II, Olhos D’Água, Estrela, João Congo, Laranjeiras, Salgado, Catana Velho, Selão e Carimã como principais. (clique aqui para ver todas as fotos)





Fotos: Adryano Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário