24 de jul. de 2014

Ibope: Geddel lidera corrida pelo Senado com 34%; Otto Alencar tem 17%

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A pesquisa realizada pelo Ibope, por encomenda da Rede Bahia, mediu as intenções de voto para o Senado em outubro. O ex-ministro Geddel Vieira Lima, do PMDB e candidato da frente de oposições, aparece na liderança com 34%.

O vice-governador Otto Alencar, do PSD e candidato de Jaques Wagner, vem em segundo, com 17% das intenções de voto; a ex-ministra do STJ Eliana Calmon, do PSB, ficou com 5%. Hamilton Assis (PSOL) e Idalba Marins (PEN) alcançaram, cada um, 1% das intenções. O número de indecisos é maior do que na disputa para o governo: 23% disseram não saber em quem votar ou não responderam. O índice de entrevistados dispostos a anular o voto ou votar em branco foi de 19%.

Geddel teve seus melhores índices entre os homens - 38% contra 30% entre as mulheres -, entre os eleitores com faixa etária de 16 a 24 anos (37%) e entre aqueles que estudaram até o ensino médio (38%). Otto Alencar teve intenções de voto semelhantes nos dois sexos - 17% entre os homens, 16% entre as mulheres.

Em relação a faixa etária, o melhor índice ficou entre os eleitores acima de 55 anos (20%). O melhor índice de Otto por escolaridade apareceu entre aqueles que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental (18%). Eliana Calmon teve seus melhores índices entre as mulheres (6%), entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (9%), e entre os eleitores que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental (6%).

O Ibope também realizou a pesquisa espontânea - sem mostrar nomes - para o Senado. Nesse levantamento, Geddel Vieira Lima aparece com 11%, seguido de Otto Alencar com 6% e Eliana Calmon com 1%. Na espontânea, 63% dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou não responderam. Esse número corrobora outro dado da pesquisa: a maioria dos entrevistados disse ter pouco (36%) ou nenhum (24%) interesse nas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário