31 de jul. de 2014

Governador inaugura laticínio no município de Pedrão

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (30) mais uma Unidade de Beneficiamento de Leite, desta vez, na zona rural do município de Pedrão, a 88 quilômetros de Serrinha. O governador Jaques Wagner participou da inauguração, acompanhado de secretários de Estado e de associados da Cooperativa Agropecuária do município (Coaped). O empreendimento teve um investimento de R$ 1,2 milhão e foi construído e equipado pelo Governo do Estado.

"São 650 mil famílias que vivem da agricultura familiar na Bahia, isso representa aproximadamente três milhões de baianos. Essa inauguração é parte do nosso programa para fortalecimento da agricultura familiar", afirmou o governador.

De acordo com o presidente da Coaped, Antônio Adorno, a entidade tem 78 cooperados e a capacidade de processamento da unidade de beneficiamento de Pedrão é de 10 mil litros de leite, por dia. Na fase inicial, que deve entrar em operação na primeira quinzena de agosto, será produzido leite pasteurizado e, posteriormente, queijo, requeijão, iogurte e bebida láctea. O maquinário para a produção dos derivados já está no local.

Por meio de um contrato firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e a Coaped, cerca de 2,4 mil litros de leite serão destinados a famílias carentes e para a merenda escolar de unidades públicas de ensino das cidades de Pedrão, Água Fria, Coração de Maria, Irará, Teodoro Sampaio, Terra Nova e Aramari.

Importância do apoio do Estado - Conforme o produtor rural e associado da Coaped, Marcos Simões, o apoio do poder público para a construção e equipagem da usina de leite é fundamental para que a atividade se qualifique e se profissionalize ainda mais. “Hoje, nossa realidade é a de uma produção de leite praticamente artesanal. A grande maioria é de pequenos produtores que entregam o leite a atravessadores. Com a inauguração da unidade de beneficiamento vai dar um outro status a esta atividade econômica para Pedrão, que sempre foi uma bacia leiteira”.

Com investimento total de R$ 7,2 milhões na cadeia produtiva do leite, o Governo da Bahia já entregou 11 laticínios a Cooperativas de Agricultores Familiares da Bahia e outras seis estão em fase de conclusão.

Mais investimentos - Na ocasião, em Pedrão, também foi assinado entre o Sebrae e a Coaped o termo de adesão ao Programa de Apoio à Gestão do Programa Vida Melhor, por um ano, para o desenvolvimento das agroindústrias, e permissão para o uso gratuito de dois tanques de resfriamento de leite, que já estavam no local. Já com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDS), a Cooperativa Agropecuária de Pedrão assinou um termo de Compromisso para contratar os serviços de assistência técnica e extensão rural, por três anos, destinados a 120 famílias do município, para a Sustentabilidade da Cadeia Produtiva do Leite.

Outro convênio firmado e que vai beneficiar as famílias associadas à Coaped foi com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA). O acordo prevê que, por meio do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, 200 matrizes sejam inseminadas até junho de 2015.
Governador inaugura laticínio no município de Pedrão

Governador inaugura laticínio no município de Pedrão


Nenhum comentário:

Postar um comentário