17 de jul. de 2014

30 motos, 18 carros e delegacia são incendiados após ataques em Amargosa

Redação Portal Clériston Silva PCS 


Trinta motos, 18 carros e um ônibus foram incendiados durante a ação de um grupo de moradores na cidade de Amargosa, a 222 quilômetros de Serrinha, na noite de quarta-feira (16). O grupo também invadiu a delegacia do município, roubou todas as armas, liberou os presos, destruiu e queimou o local, segundo informações da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (17). Os ataques ocorreram por causa da morte de uma menina de 1 ano, pela polícia, durante uma troca de tiros.

De acordo com o delegado titular da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Santo Antônio de Jesus), Paulo Roberto Guimarães, que gerencia a segurança na região, 16 presos foram libertados da carceragem após a invasão dos moradores. Destes, dois já foram recapturados.

Segundo Guimarães, durante o conflito, a delegada, o juiz e o promotor de Amargosa se refugiaram em um hotel da cidade. O delegado afirmou que as autoridades se hospedaram no local por motivo de segurança, já que a sede da delegacia foi completamente destruída pelo grupo.

Segundo o coronel Aldemário Xavier, que atua no município, 18 pessoas foram ouvidas pela polícia e já liberadas. Xavier ainda informou que o caos estabelecido até a madrugada foi controlado na manhã desta quinta-feira (17).


Conflito - De acordo com Guimarães, o conflito começou quando dois policiais iniciaram uma perseguição a um assaltante de motos, que teria ligação com o tráfico de drogas.

Durante a perseguição, o suposto criminoso invadiu a casa de uma família e, na tentativa de atingir o suspeito, um dos agentes acertou um tiro em uma criança, que acabou morrendo no local. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a suspeita é que o tiro tenha partido da arma de um policial civil.

Ainda de acordo com o delegado, o policial responsável pelo disparo não foi localizado em Amargosa, mas já foi encontrado em Salvador pela Corregedoria da Polícia Civil, que solicitou que ele comparecesse à sede do órgão.

Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira, a SSP disse que 36 policiais, entre delegados e investigadores, foram deslocados imediatamente para a região, além de equipes da Polícia Militar e do Batalhão de Choque. Segundo o órgão, por determinação da Corregedoria, "a arma do policial civil que participava da operação e de quem teria partido o projétil que atingiu a criança foi apreendida e será encaminhada para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT)".

Caos - Uma moradora da cidade que preferiu não se identificar contou como foi a ação do grupo de moradores. "Eles [policiais] entraram na casa de uma mulher, atrás de um traficante que estava fugindo deles, e acabaram acertando um tiro em uma criança", explicou. De acordo com informações da PM, a criança chegou a ser socorrida para um hospital da região, mas já chegou sem vida.


Segundo a moradora, o grupo estaria circulando pela cidade, virando e incendiando carros e fazendo ameaças a outras pessoas. "Eles passaram aqui na frente, encapuzados, dizendo que iam colocar fogo em tudo. Nós estamos apavorados. Apagamos as luzes e estamos calados em casa para não perceberem que estamos aqui. A cidade está isolada", afirmou a mulher.

Ela contou que entrou em contato com a Polícia Militar, mas foi informada que não havia militares suficientes no momento para conter a ação dos criminosos.

Porém, um reforço de mais de 30 homens do 14° Batalhão da PM de Santo Antônio de Jesus foi enviado à cidade e já está em operação.

A assessoria da Polícia Civil informou que "as ocorrências teriam iniciado possivelmente após uma criança ter sido atingida durante uma troca de tiros, e que foram tomadas todas as medidas de corregedoria para saber qual a extensão do envolvimento do policial civil no caso". Além disso, uma equipe de delegados está a caminho de Amargosa para colher depoimentos de testemunhas.

A polícia ainda não sabe por que a casa da vítima foi invadida – se era residência de algum envolvido com a criminalidade – nem em que parte do corpo a menina foi atingida.

O policial ligado ao caso terá a arma apreendida para ser periciada e deve comparecer à corregedoria da Polícia Civil, em Salvador, ainda nesta quinta-feira. O lugar onde a criança foi atingida também será periciado. Um inquérito será aberto para apurar as circunstâncias da morte.

Ataque provocou destruição na cidade

Grupo também destruiu delegacia do município de Amargosa

Cerca de 18 carros foram incendiados durante ataques em Amargosa

Confusão foi iniciada após policial ter atirado contra criança por engano

Foto: site Amargosa News

Nenhum comentário:

Postar um comentário