3 de ago. de 2011

Morte misteriosa de animais intriga moradores de Ichu

A população do município de Ichu, a 30 km de Serrinha, está intrigada com a morte misteriosa de mais de 20 animais, de diversas espécies, na região. De acordo com populares, os animais, cachorros, urubus, gatos e aves, começaram a morrer há cerca de oito dias, depois que um cachorro morto foi comido por urubus, que também apareceram mortos. "Há relatos de mortes em povoados próximos ao município", completa André Luiz, blogueiro da região.

A ambientalista Telma Lobão, que acompanha o caso, diz que a quantidade de animais mortos é o que mais surpreende. Ela não acredita na possibilidade de envenenamento. "Na região em que os corpos foram encontrados não há água [rios ou lagos] nem cultivos. Minha suspeita inicial é de que seja algo no solo", avalia Telma.

Ainda de acordo com a ambientalista, nessas situações o ideal é recolher os animais mortos, fazer uma análise química da composição do corpo, além de analisar o solo.

O veterinário especialista em estudo de aves, Pedro Lima, diz que está acompanhando o caso à distância, através do relato de conhecidos. "Estudo aves e tenho uma parceria com o Ministério da Saúde para monitorar os casos de doenças que acontecem na região. Acionei o Ministério para averiguar a situação, que, por sua vez, entrou em contato com os responsáveis no governo da Bahia", conta Pedro.

A secretária da Saúde do município de Ichu, Graça Cedraz de Almeida, diz que foi acionada nesta quarta-feira (3) sobre o caso e que já tomou providências. "Ligamos imediatamente para a Secretaria de Saúde do Estado, que solicitou que coletássemos amostras dos animais. Estamos fazendo o possível para isso, pois não temos a infraestrutura necessária, como um veterinário para fazer a coleta ou freezers para armazenar o material", diz.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) deve ir até Ichu na quinta-feira (4) para acompanhar o caso. Graça registrou uma ocorrência na delegacia da cidade para formalizar a investigação.

Veja outras imagens

Além de cães e gatos, muitas aves foram achadas mortas
Mais de 20 animais apareceram mortos misteriosamente

Foto: André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário