12 de ago. de 2011

Estado e municípios assinam Pacto pela Educação em Senhor do Bonfim

Senhor do Bonfim e outros 32 municípios da região vão ganhar mais um aliado para uma educação de qualidade - o Pacto com os Municípios, focado no programa Pacto pela Educação - Todos pela Escola. O termo de compromisso foi assinado, nesta quinta-feira (11), pelo governador Jaques Wagner com os prefeitos dessas cidades, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, em Senhor do Bonfim.

Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Pacto tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. De acordo com o secretário Osvaldo Barreto, inicialmente quase 200 mil crianças serão beneficiadas com o programa.

Ele explica que o estado dará apoio por meio de distribuição dos livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas, além da formação dos docentes formadores e alfabetizadores.

O município tem como responsabilidade assumir a implantação dos cantinhos de leitura em sala de aula, com apoio da Secretaria da Educação. Também irá ofertar reforço escolar para os estudantes e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas pelo Governo do Estado. O desempenho dos alunos das escolas contempladas no Pacto será avaliado periodicamente.

“Esse programa é muito importante porque vai ajudar as prefeituras na qualificação dos profissionais que são responsáveis pela alfabetização de nossas crianças. Queremos oferecer a estes estudantes um ensino de qualidade”, afirmou o governador Jaques Wagner.

No total, 214 prefeituras já aderiram à iniciativa. A meta é contemplar todos os municípios do estado. A primeira assinatura do Pacto foi no dia 28 de julho deste ano, em Itabuna, com a adesão de 28 prefeitos da região sul da Bahia.

Inaugurado campus da Univasf - Também em Senhor do Bonfim foi inaugurado o campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que possui 10 salas de aulas, laboratórios de física, química, biologia, geologia, informática e de orientação pedagógica, e um auditório.

Apesar de funcionar há dois anos no município, a universidade ministrava aulas no Instituto Federal da Bahia (Ifba) e algumas ocorriam em Petrolina (PE). “Agora está maravilhoso. Não precisamos ficar no corre-corre, porque temos tudo aqui”, afirmou a estudante de licenciatura em ciências da natureza, Iza Melo, 19 anos.

Com investimento de cerca de R$ 5 milhões entre obras e equipamentos, a Univasf vai atender inicialmente 160 estudantes do curso de licenciatura de ciências da natureza. De acordo com o vice-reitor, Paulo Cesar Lima, outros cursos serão instalados no campus de Senhor do Bonfim como geologia, turismo e engenharia de minas. A Univasf possui campi nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina (PE), São Raimundo Nonato (PI).

Outras universidades - Além da Univasf, a Bahia contará com mais duas universidades federais. O anúncio deve ser feito pela presidente Dilma Rousseff, na próxima semana. A Universidade do Sul, que terá campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, e a Universidade do Oeste, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luis Eduardo Magalhães.

Durante o evento de inauguração, o governador Jaques Wagner assinou a liberação de uma área de 1,3 milhões de metros quadrados para a construção do aeroporto regional de Senhor do Bonfim.

Governo entrega tratores para dinamizar produção agrícola - Mais de 150 famílias rurais do distrito de Quicé, no município de Senhor do Bonfim, estão sendo diretamente beneficiadas pelo projeto de mecanização agrícola implantado pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Tratores foram entregues à comunidade via um termo de doação assinado entre a Sedir/CAR e a Associação dos Produtores de Leite de Quicé (Aplec). O equipamento - coligado a uma batedeira de cereais, arado, grade hidráulica, carreta agrícola, cultivador, escarificador, guincho, e compressor de ar - servirá para dinamizar a produção local, com atendimento a várias comunidades, melhorando a atividade agrícola na região.

O incremento da atividade agrícola integra a política de fomento ao desenvolvimento regional que vem sendo executada pela secretaria em 407 municípios baianos, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural/Produzir.

Veja outras imagens

Inauguração do novo campus da Univasf em Senhor do Bonfim
Governador visita novo campus da Univasf
Assinatura do termo desapropriação do terreno para construção do aeroporto em Senhor do Bonfim
Assinatura de adesão do Programa Todos pela Escola

Foto: Manu Dias/SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário