29 de ago de 2011

Semiárido da Bahia ganha base de polícia para coibir assaltos a bancos

Foi inaugurada no sábado (27), na cidade de Andaraí, na Chapada Diamantina, distante 396 km de Serrinha, a Base Operacional da Companhia de Policiamento Especializado (CIPE) do Semiárido, com objetivo de coibir os assaltos a banco e ao narcotráfico na região. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), até o fim do ano mais 29 bases serão implantadas.

A base irá atender 13 cidades do semiárido, entre elas, Mucugê, Nova Redenção, Piatã e Abaíra. A estrutura conta com câmeras para vídeo-monitoramento e alojamento para os policiais militares. A região conta com oito bases operacionais, localizadas nas cidades de Xique-Xique, Andaraí, Mairí, Utinga, Capim Grosso, Irecê e Ibotirama.

De acordo com Pesquisa Nacional de Ataque a Bancos, divulgada no dia 11 de julho, a Bahia é o segundo estado com o maior número de assaltos a bancos, caixas eletrônicos e instituições financeiras. A pesquisa aponta que o estado teve 61 casos no primeiro semestre deste ano, ficando no ranking entre São Paulo, com 283, e Paraná, que sofreu 56 assaltos.

O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional dos Vigilantes, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Dos 61 casos baianos, 27 foram classificados como arrombamento ou tentativa de arrombamento e 34 como assalto ou tentativa de assalto.

De acordo com a pesquisa, os números foram relacionados com base em notícias da imprensa, secretarias estaduais de segurança pública, além de sindicatos e federações de vigilantes e bancários. As entidades ressalvam ainda que os números podem ser superiores ao apresentado devido às dificuldades de acesso aos dados.

Veja outras imagens

A base irá atender 13 cidades do semiárido
A estrutura conta com câmeras para vídeo-monitoramento e alojamento para os policiais militares
Esta é a 8ª base operacional da PM instalada no Semiárido, com a presença do governador
A CIPE do Semiárido vai coibir os assaltos a banco e o narcotráfico na região
A expectativa é que sejam implantadas mais 29 até o final do ano
A região conta com oito bases operacionais em Xique-Xique, Andaraí, Mairí, Utinga, Capim Grosso, Irecê e Ibotirama

Nenhum comentário:

Postar um comentário