7 de jul. de 2014

Ex-cafetina vira evangélica e abre igreja em Jequié

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Maria Amenade conta como se converteu a pastora

Conhecida como "Brega da Amenade", uma tradicional casa de prostituição da cidade de Jequié, no sudoeste baiano, foi transformada há cinco anos em um centro de adoração evangélica. A mudança radical foi promovida pela dona do espaço, Maria Amenade Coelho, 67 anos, ex-cafetina bastante conhecida na região entre os homens que buscavam prazer e as mulheres que decidiam "vender o corpo" para fugir da pobreza.

"Deus me resgatou da lama e da miséria", diz a idosa sobre a escolha de deixar a prostituição e se tornar evangélica. Até tomar a decisão, ela conta que comandou o espaço por 40 anos. "Eu já cheguei a ter cerca de 25 meninas. O pagamento dependia de quem era o homem e de quem era a mulher: podia ser de R$ 100 como também já chegou a ser R$ 5", relembra.

"Onde abundou o pecado, superabundou a graça", diz fachada do ex-prostíbulo

Entrar no ramo da prostituição "foi questão de necessidade", afirma. Com 22 anos, mãe de três filhos - um já falecido - e recém-separada, a oportunidade apareceu quando ela buscava renda alugando espaços para servir como bar e restaurante. "Conheci um homem que alugou a casa para mim e me ajudou. Depois, com sacrifício, eu comecei a pagar aluguel. Mais para frente, ele deu uma entrada para mim e eu acabei comprando [o bar]", destaca.

Maria Amenade afirma que não tem boa lembrança dos 40 anos no comando do espaço. "Foi uma vida ruim. Tinha vergonha dos meus filhos, eles acabavam convivendo com todo aquela imundície. Onde tinha a prostituição, as drogas também estavam por perto", explica. Mesmo próxima de substâncias ilícitas, se orgulha ao dizer que nem ela, nem os filhos se envolveram com entorpecentes.

A ex-cafetina revela que chegou a ser presa por 25 dias, após a polícia ter encontrado no espaço, duas meninas menores de idade. "Fui presa mais umas duas vezes, por causa de briga com homem. Nunca roubei e nunca usei drogas. 'Tá repreendido'", comenta, com um jargão próprio do meio evangélico.

Maria Amenade hoje tem uma igreja evangélica na Bahia

Maria Amenade explica que não se prostituía como as meninas que abrigava, mas que tinha relacionamento com mais de um homem, ou, como prefere dizer, recebia a "ajuda de dois a três coroas para poder de manter", explica. Além dos filhos, ela conta que criou mais quatro irmãos com a ajuda da mãe.

Virada - Há cinco anos, com os filhos todos criados, a ex-cafetina que dizia ter "horror dos crentes" atendeu ao pedido de uma neta. "Ela me pediu para aceitar uma oração da mãe [ex-nora], que é evangélica. Eu aceitei e Deus mudou o meu coração e a minha vida", afirma.

A partir daquela dia, Maria Amenade Coelho passou a frequentar uma igreja evangélica e fechou o espaço onde que funcionava a casa de prostituição. "Coloquei para alugar. Só não aceitava que fosse novamente bar ou restaurante. Então, o pastor da Igreja Assembleia de Deus de Madureira me procurou. Ô glória, não tinha como eu ficar mais feliz", afirma.

Depois de um período de aluguel, ela vendeu o espaço para a igreja e, até hoje, vive com as parcelas do pagamento. "Depois, também me aposentei por idade. Minha mãe faleceu em janeiro. E sei que ela descansou feliz por saber que eu deixei aquela vida", se emociona.

Exemplo para os fiéis da igreja, a ex-cafetina conta que às vezes ainda é procurada por ex-clientes desavisados. Diante do pedido, ela conta rapidamente como é a sua resposta: "O senhor me respeite que hoje eu sou filha do Senhor", relata, feliz. (G1)

Reprodução da foto do antigo prostíbulo em Jequié, na Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário