21 de nov. de 2012

Prefeita eleita de Ribeira do Amparo é denunciada pelo MP por compra de votos

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A prefeita eleita de Ribeira do Amparo, a 119 km de Serrinha, pode não assumir o cargo. Tetiana de Paula Fontes Cedro Britto é acusada de estar envolvida em um esquema ilegal em que doava material de construção para eleitores em troca de votos, segundo denúncia do Ministério Público.

Além de Tetiana, foram denunciados o ex-prefeito Marcello da Silva Britto - que é marido da prefeita eleita -, o candidato a vereador Edson Conceição dos Santos e mais duas pessoas. Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, todos cometeram o crime eleitoral de compra de votos.

O MP investiga o caso desde o início da campanha eleitoral e diz que chegou à confirmação do crime no final de setembro. Depois de informações de testemunhas, o promotor pediu o cumprimento do mandado que resultou na apreensão do material de construção "doado" por Tetiana com auxílio do marido e do então candidato a vereador a um casal que vive na zona rural do município.

Segundo o promotor, os eleitores que receberam as doações confirmaram o fato na delegacia e afirmaram que receberam o material em troca de votos. Os denunciados podem ser condenados a uma pena máxima de quatro anos de prisão.

Além da denúncia criminal, o promotor de Justiça apresentou uma representação por captação ilícita de sufrágio, pedindo que Tetiana, Marcelo e Edson sejam condenados a pagar multa. O MP pede também que o registro da candidata eleita ou seu diploma sejam cassados.

Se a ação for julgada antes da diplomação, Tetiana Britto pode nem chegar a ser empossada. Se for julgada depois, ela pode perder o cargo se for considerada culpada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário