8 de set. de 2013

Curso estimula a cadeia produtiva da apicultura em Retirolândia

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do programa Produzir, realizou um curso de fabricação artesanal de velas com a utilização de cera de abelha, beneficiando 30 famílias de apicultores do município de Retirolândia, na comunidade de Alecrim. Os participantes aprenderam a confeccionar 18 modelos de vela.

Segundo o coordenador do Escritório Regional da CAR de Serrinha, responsável pela capacitação, Domingos Magalhães Neto, é uma atividade produtiva que vai aumentar a renda dos apicultores. “A matéria-prima, que é a cera de abelha, é bastante farta nos apiários e os profissionais já detêm a prática de processá-la.

Para 100 quilos de mel centrifugados, são aproveitados cinco quilos da cera, que hoje é vendida por R$ 20 o quilo”. Para o apicultor Manoel Messias, foi uma grande oportunidade para melhorar a vida da comunidade. “Estava com muita expectativa para chegar este dia. Vi que é fácil de produzir. Só precisa atitude”.

A apicultora Maria da Conceição disse acreditar que a partir de agora vai haver uma grande mudança de muitas pessoas que vivem da apicultura. “Foi muito interessante e criativo. Estou acreditando que o nosso grupo de produção vai acontecer de verdade”.

O curso motivou tanto os envolvidos que a comunidade fundou o Grupo de Produção de Velas Artesanais Flor do Alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário