13 de set. de 2013

Ações de convivência com a seca beneficiam moradores de Serrinha e do território do sisal

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Dezenove municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) receberam nesta sexta-feira (13) um kit de máquinas, composto por trator esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão caçamba. O evento, realizado em Serrinha, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), reuniu os secretários Rui Costa (Casa Civil), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), além de prefeitos da região.

São beneficiadas as cidades de Araci, Barrocas, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Biritinga, Nordestina, Queimadas, Quinjique, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Teofilândia, Tucano, Valente e Serrinha.

Além das máquinas, foram entregues 425 títulos de terra aos agricultores familiares do Território do Sisal; 330 mil mudas de palma para plantio adensado; e caminhões para produção e ações. O objetivo das palmas é contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura da agricultura familiar, por meio do fomento à implantação de reserva estratégica de alimentos. Cada agricultor familiar vai receber mil mudas.

Trezentas famílias da comunidade de Tapuio, em Araci, vão receber um caminhão baú para carga seca. O objetivo é fortalecer as cadeias produtivas do sisal, caprinocultura de leite e fruticultura nativa, além de transportar o sisal.

De acordo com Rui Costa, que coordena o Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido a ação visa intensificar o desenvolvimento do semiárido, beneficiando os municípios do território de identidade do Sisal. “Essas máquinas se somam as que a presidente Dilma Rousseff já entregou aos municípios. Todas essas ações juntas vão melhorar a vida do homem e da mulher da zona rural. Desenvolver o semiárido é desenvolver a Bahia, fortalecendo a agricultura familiar e dando qualidade de vida à população”, afirmou.

Para o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, as máquinas são uma grande ajuda durante o período de estiagem, porque por meio delas é possível fazer açudes, pequenas barragens e fazer estrada vicinais para facilitar o escoamento da produção dos pequenos produtores.

Água e combate à fome - Também foi anunciada licitação para a obra de um sistema Integrado de Abastecimento de Água nos municipios de Araci e Tucano, beneficiando 34 mil pessoas, atendendo 64 localidades. Nos municípios de Euclides da Cunha e Monte Santos, o sistema beneficia 97 mil moradores, atendendo 16 localidades. No total, 132 mil pessoas serão beneficiadas.

Foi assinado ainda convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome para a doação de 3.200 cisternas, contemplando oito municípios, de Araci, Cansanção, Ichu, Itiúba, Monte Santo, Queimadas, Serrinha e Teofillândia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário