24 de abr. de 2012

Serrinha: UNEB campus XI implanta a UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade e abre inscrições

Redação Portal Clériston Silva PCS

Segundo o senso IBGE 2010, a população brasileira está envelhecendo e isso requer do governo e sociedade políticas públicas e atenção aos idosos, dessa forma, a UNEB – Universidade do Estado da Bahia, por meio do NUATI – Núcleo da Terceira Idade no Campus I – Salvador, implantou no Campus XI – Serrinha a UATI – Universidade Aberta a Terceira Idade.

A UATI é um programa de extensão da Universidade que utiliza métodos científicos para desenvolver as atividades junto aos idosos a partir dos 60 (sessenta) anos de idade, de ambos os sexos e de qualquer condição socioeconômica. Trata-se de um programa de educação não formal e está estruturada em eixos teóricos e práticos oferecendo aos alunos oficinas sobre direitos do idoso, dança, alfabetização, informática e cidadania, dentre outros. Os professores envolvidos no Programa são colaboradores do próprio Departamento a exemplo de estudantes e docentes, além de parceiros institucionais e profissionais contratados especificamente para o curso.

Um dos objetivos da UATI é proporcionar aos atores sociais envolvidos a oportunidade de frequentar a Universidade; oferecer espaço para o exercício da livre expressão de suas potencialidades; desenvolver atividades que estimulem a atuação social e política do idoso e prepará-lo para assumir seu processo de envelhecimento, resgatando sua autoconfiança e autoestima.

Em Serrinha a UATI conta com a supervisão do Prof. Ivan dos Reis Cardoso – Diretor do Departamento; Fernando Nunes – Coordenador; Nélia Monteiro, Violeta Leão, e Maria Telma Gonçalves – Equipe gestora, além da colaboração da Professora Jusceli Cardoso e de outros docentes, discentes e Técnicos Administrativos da UNEB.

Os idosos que desejarem se inscrever para a seleção na UATI deverão procurar a equipe de inscrição no CPCT – Centro de Pesquisas em Culturas e Tecnologias do Sisal, localizado na Praça Morena Bela, das 08:00h às 12:00h, no período de 03 a 18/05/2012.

• Podem participar idosos com faixa etária igual ou superior a 60 (sessenta) anos, de ambos os sexos, independente de ser alfabetizado ou não;

• Apresentar no ato da inscrição cópia do RG, comprovante de residência e Atestado Médico de aptidão expedido por Geriatra, Cardiologista ou Clínico Geral.

A Palestra de apresentação do programa acontecerá no dia 02/05/2012, as 15:00 no Auditório da UNEB próximo à rodoviária e a Aula Inaugural será no dia 22/05/2012, no mesmo local. São 52 (cinquenta e duas) vagas para as atividades que serão realizadas no CPCT (Praça Morena Bela) das 08:00h às 12:00h.

Maiores informações podem ser adquiridas através dos telefones da UNEB (75) 3261-2168 – Ramal 4; do CPCT (75) 3261-2914 ou através do e-mail: campus11@uneb.br.

(Fernando Nunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário