21 de abr. de 2012

Cinco homens morrem em acidente dentro de garimpo em Pindobaçu

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Cinco trabalhadores de um garimpo na região norte da Bahia morreram na manhã deste sábado (21) depois que o cabo de aço que sustentava um equipamento partiu e os homens caíram cerca de 150 metros, o equivalente a um prédio de cinco andares.

A área de extração de esmeraldas está localizada na Serra de Carnaíba, a 20 km do município baiano de Pindobaçu. O acidente ocorreu por volta das 7h, dentro de um galpão onde fica um guindaste utilizado para transportar os funcionários até o garimpo, a 170 metros de profundidade.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Mesmo depois das cinco mortes, o restante dos garimpeiros continuou trabalhando. Segundo relato de testemunhas, o rompimento do cabo de aço provocou a falta de freio no sistema de elevação da "caçamba" [como tem sido chamado o suporte que transporta as pessoas], o que teria feito os garimpeiros despencarem até o subsolo da mina.

Ao norte do estado, a Serra da Carnaíba concentra uma das maiores reservas de esmeralda do Brasil. São quase 100 garimpos.

O trabalho de extração das pedras preciosas é considerado de alto risco porque geralmente é feito de forma improvisada, sem as condições mínimas de segurança. Alguns garimpeiros usam pequenas cadeiras para descer, também sustentadas por cabo de aço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário