17 de abr. de 2012

Conta de energia fica 6,57% mais cara a partir de domingo (22)

Redação Portal Clériston Silva PCS

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (17), o reajuste médio de 6,57% nas tarifas de energia dos consumidores baianos. O aumento começa a valer a partir do dia 22 de abril.

Os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 6,15%. Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 7,36%, em média.

Na Bahia, a Coelba atende a 5,1 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios.

De acordo com a Coelba, além dos Encargos Setoriais e dos custos com a geração e transmissão de energia, são cobrados na conta de energia os tributos (ICMS, PIS e COFINS).

Conforme definido pela administração municipal, também é cobrada na conta de energia a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), tributo repassado pela Coelba diretamente para as prefeituras municipais, que são as responsáveis pelos serviços de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública.

O último reajuste tarifário da Coelba foi aprovado pela Aneel em abril do ano passado. Na ocasião, o reajuste médio repassado aos consumidores foi de 9,92%.

A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o Governo federal. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário