25 de abr. de 2012

Retirolândia cria Coodenadoria de Defesa Civil e passa a receber recursos federais direto

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Retirolândia saiu na frente e se tornou o primeiro município da região sisaleira da Bahia a criar o Fundo Municipal e a Coordenadoria de Defesa Civil (CMDC). Com isso, a cidade, que decretou situação de emergência por conta da seca, dá o primeiro passo para o recebimento direto de recursos federais, para tentar aliviar o sofrimento dos retirolandenses.

Agora, a prefeitura poderá cadastrar os munícipes atingidos pela estiagem e ainda receber o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), destinado ao pagamento imediato de despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.

De acordo com a Secretaria Naciona da Defesa Civil, o programa é um meio de pagamento específico que proporciona mais agilidade, controle e transparência dos gastos públicos. Segundo o prefeito de Retirolândia, José Albérico (PMDB), a CMDC torna-se a quarta frente de atuação no combate à seca.

"Nós estamos atuando hoje com o fornecimento de água à população, através dos carros-pipa obtidos junto ao Ministério da Integração Nacional. Há também nessa linha o auxílio do Exército Brasileiro no fornecimento do recurso. A limpeza das aguadas e açudes já foram concluídas, em parceira com o Consisal. Além da doação de cestas básicas com recursos próprios e do IGD (Índice de Gestão Descentralizada) às famílias cadastradas na Secretaria de Ação Social, desde que enquadradas também no programa Bolsa Família. E, por fim, a criação da coordenadoria", explicou o alcaide

Nenhum comentário:

Postar um comentário