20 de abr. de 2012

Programa Saúde em Movimento atende moradores de Conceição da Feira e região

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Desde o último dia 16, mais de 2.500 pessoas já foram atendidas pelo Programa Saúde em Movimento, que segue até o dia 24 deste mês em Conceição da Feira, realizando diversos procedimentos oftalmológicos no Hospital Maria Teodora Leal, na sede do município.

Grande parte dos pacientes que têm procurado o serviço sofre de catarata, principal causa de cegueira curável. O problema é corrigido por meio de cirurgia que tem sido realizada gratuitamente pelo Governo do Estado, por meio do Programa Saúde em Movimento.

Pelo menos 500 cirurgias de catarata já foram realizadas, beneficiando moradores de Conceição da Feira e pessoas de localidades de outros municípios da região. Idosos acima de 60 anos e alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) têm prioridade no atendimento.

Estudar melhor - Dona Maria Isabel Silva, aluna do Topa, foi uma das beneficiadas. “Já não enxergava direito, via tudo nublado, com esta oportunidade a gente pode ficar bem da vista e estudar melhor”. José Lima da Silva compartilha da mesma felicidade. “É muito bom poder voltar a enxergar, fiz a cirurgia aqui pelo programa, fui muito bem-tratado e voltei hoje para a revisão”.

Os pacientes atendidos pelo programa passam por uma triagem para identificação dos problemas oculares, cadastro e exames como biometria, medição de pressão arterial e glicemia. Quando necessários são encaminhados para cirurgia que é realizada no local. “Nossa intenção é atender mais de sete mil pessoas e realizar 1.500 cirurgias de catarata até o dia 24”, disse a coordenadora dessa etapa do programa em Conceição da Feira, Vejane Farias.

Moradores de municípios vizinhos a Conceição da Feira, como Cruz das Almas, Sapeaçu, Maragogipe, São Félix, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira e Muritiba também buscaram atendimento do Saúde em Movimento em Conceição da Feira.

350 municípios - Com uma equipe formada por médicos, assistentes e enfermeiros, desde 2009 o Programa Saúde em Movimento já atendeu pacientes de cerca de 350 municípios baianos. Os beneficiados ainda recebem óculos escuros e colírios necessários para o pós-operatório.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, desde o início do programa já foram feitas mais de 70 mil cirurgias de catarata. “Já foram mais de 500 mil procedimentos realizados entre consultas, exames e cirurgias. Tem sido muito importante esta mobilização para ampliar o atendimento oftalmológico. Na próxima semana vamos atender em Tucano e depois em Ubaitaba”. (Secom)


Veja outras imagens


Mais de 2.500 pessoas já foram atendidas pelo Programa Saúde em Movimento, que segue até o dia 24 em Conceição da Feira
Pelo menos 500 cirurgias de catarata já foram realizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário