1 de jul. de 2015

Serrinha: Vistoria conclui que estrutura de prédio histórico está comprometida

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

O desabamento parcial do antigo prédio da prefeitura de Serrinha, considerado uma das principais edificações históricas da cidade, é foco de preocupação do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), informou o órgão nesta terça-feira (30). O incidente aconteceu no dia 24 de junho, feriado do São João.

Segundo o IPAC, o arquiteto e subgerente de obras do instituto, Cássio Sales, esteve em Serrinha e realizou uma vistoria no prédio, desocupado há aproximadamente doze anos.

Foram identificadas fissuras e rachaduras no imóvel, além do comprometimento da calha da fachada, desabamento de peça do piso no primeiro pavimento, além de excesso de entulho na área atingida, gerando sobrecarga no assoalho do primeiro pavimento.

A vistoria foi acompanhada pelos secretários de Urbanismo e Meio Ambiente, José Hamilton, o de Infraestrutura, Radson Rogério, e do engenheiro da prefeitura, Carlos Eduardo, que já providenciaram o isolamento do local.

Conforme explica o diretor do Ipac, arquiteto João Carlos Oliveira, neste momento está sendo oferecido todo apoio técnico e institucional à prefeitura de Serrinha, objetivando que os danos cessem.

De imediato, o IPAC recomendou ao município o escoramento do piso e da estrutura que fica abaixo da calha, instalação de uma lona para fechar a abertura e evitar infiltração, além da complementação do tubo de queda d´água da calha, cuja estrutura atual compromete o imóvel. Nova reunião técnica foi marcada para o dia 6 de julho, em Serrinha.

O prédio fica na Praça Luiz Nogueira e tem área total de 512m², com área construída de 256m². O tombamento municipal do imóvel foi proposto no ano de 1983 e a fachada passou por reforma em 1918.

O prédio foi residência de Bernardo da Silva, fundador do povoamento, vila e município e foi sede dos poderes legislativo e executivo.

Saiba mais sobre o prédio – Foi erguido sob o cadastro municipal 60.000.002. Recentemente, a cobertura de telhas canal foi substituída por fibro-cimento. Todo o edifício é forrado, com exceção da ala direita do térreo.

O frontispício foi acrescido de modenaturas, platibanda com armas da República e acrotérios e esquadrias com bandeiras e caixilhos de girar. Frisos assinalam a altura do assoalho nas fachadas. Piso em lajotas de barro e ladrilho hidráulico, no térreo, e tabuado, no pavimento superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário