22 de jul. de 2015

Polícia Civil estoura rinhas de galos e apreende 99 aves em Lamarão

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Duas rinhas de galos que funcionavam na sede e na zona rural do município de Lamarão, distante 20 quilômetros de Serrinha, foram desativadas no fim da manhã desta quarta-feira, 22, durante uma operação da Polícia Civil.

A ação, comandada pelo delegado Getúlio Queiroz, responsável pela Delegacia Territorial (DT) local, e pelo investigador Gel Fran Almeida, resultou na apreensão de 99 galos, que seriam usados em apostas, medicamentos, anabolizantes e instrumentos de metal que ajudam a ferir os galos durante as brigas.

A primeira rinha desativa funcionava em uma casa desabitada localizada na Rua da Serrinha. Neste local, os policiais encontraram 35 galos. As aves foram encontradas nos fundos do imóvel e estavam confinadas em viveiros individuais. Algumas estavam feridas.

Na área da cozinha os policiais acharam um ringue usado nas rinhas e uma lousa para marcar a pontuação. O proprietário do local não foi encontrado, mas segundo informações da polícia, o imóvel pertence a um homem identificado como Antônio dos Santos Batista.

No decorrer da operação, os policiais foram avisados por um homem que estava sendo investigado da existência de outra rinha de galo que estaria funcionando em uma fazenda do município.

Ao chegar ao local, os agentes observaram que na propriedade indicada os animais também estavam confinados em compartimentos construídos de concreto e madeira aguardando os combates. No local, a polícia apreendeu 64 galos. O proprietário da fazenda foi identificado como Idalício da Silva Santos, o “Dal”.

Conforme o delegado, os galos encontrados nas duas rinhas passarão por uma avaliação veterinária e serão levados para o centro de triagem de animais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA).

Os responsáveis pelas rinhas serão indiciados por maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais N° 9.605/98.

99 galos foram encontrados engaiolados em dois imóveis

Polícia encontrou anabolizantes de uso veterinário e esporas
Rinhas funcionavam na sede e zona rural da cidade
Ninguém foi preso

8 comentários:

  1. O nome que se dá a esse ato criminoso cometido por esses agentes públicos, é: Arbitrariedade.
    Adentraram em propriedades particulares onde não estavam sendo cometidos nenhum ato ilícito ou criminoso, sem nenhum mandado judicial e apreenderam mais de 100 aves de raça. Isso sim é crime.
    Esse delegado entende de leis? Gostaria que ele explicasse aos cidadãos dessas cidades, onde está escrito em lei, que é crime se criar galos ou galinhas de raça.
    O ato foi denunciado ontem mesmo ao Diretor Chefe da Policia Civil da Bahia pelos advogados da ANACOM.
    Foi ditor por testemunhas e pelos proprietários das aves que eles cortaram as cabeças doa animais e com a ajuda do operador de uma retro escavadeira, enterraram as aves exterminadas.
    Isso sim foi um crime, exterminaram todas as aves apreendidas.
    Esse delegado terá que explicar o que foi feito com as aves que eles de maneira arbitrária retiraram das casas de seus criadores, pois, repito, não há crime em criar galos ou galinhas de raça, até pq esses animais são animais domésticos.
    A ANACOM, associação nacional de criadores de aves de raça, formalizou denuncia crime e esse ato crimonoso, ainda vai dar muito pano pra manga.

    ResponderExcluir
  2. Bom! Gostaria de expressar minha indignação sobre estas atrocidades que vem acontecendo com as nossas aves e tb pedir para que antes de veículos uma notícia procurem se informar sobre o assunto, vou dar uma ajuda para que vcs possam falar a verdade sobre este tema. "ANTIBIOTICOS E VITAMINAS NÃO SÃO ANABOLIZANTES " "CRIATORIOS NÃO SÃO RINHAS " e vocês acham que "MATAR É PROTEGER " se não fosse nós os galistas esta espécie conhecida como "GALO COMBATENTE " tb conhecido popularmente como "GALO DE BRIGA " se dependesse destes órgãos de proteção ambiental que deveria ser chamado de "ÓRGÃOS DE EXTERMÍNIO " já estaria extinta a muitos anos..

    ResponderExcluir
  3. Dêem direto de resposta para os acusados para que mostrem a verdade sobre estas aves. Mostrem da próxima vez o tratamento digno que estes órgãos protetores dão "MATANDO E ENTERRANDO" esta ave que tanto amamos.

    ResponderExcluir
  4. Bom! Gostaria de expressar minha indignação sobre estas atrocidades que vem acontecendo com as nossas aves e tb pedir para que antes de veículos uma notícia procurem se informar sobre o assunto, vou dar uma ajuda para que vcs possam falar a verdade sobre este tema. "ANTIBIOTICOS E VITAMINAS NÃO SÃO ANABOLIZANTES " "CRIATORIOS NÃO SÃO RINHAS " e vocês acham que "MATAR É PROTEGER " se não fosse nós os galistas esta espécie conhecida como "GALO COMBATENTE " tb conhecido popularmente como "GALO DE BRIGA " se dependesse destes órgãos de proteção ambiental que deveria ser chamado de "ÓRGÃOS DE EXTERMÍNIO " já estaria extinta a muitos anos..

    ResponderExcluir
  5. CLÉRISTON SILVA, ANTES DE PUBLICAR UMA MATÉRIA O RESPONSÁVEL TEM A OBRIGAÇÃO MÍNIMA DE SE INFORMAR, PARA NÃO DIZER MENTIRAS FORNECIDAS POR TIRANOS ARBITRÁRIOS, NA REPORTAGEM VOCÊ MOSTRA ALGUNS FRASCOS DE VITAMINAS E ANTIBIÓTICOS DE USO VETERINÁRIO E DIZ QUE SÃO ANABOLIZANTES,NA SUA OPINIÃO O QUE O DELEGADO GETULIO QUEIRÓZ E SEUS AGENTES PRATICARAM FOI UM ATO CORRETO? INVADIR UMA PROPRIEDADE PARTICULAR SEM ESTAR DE POSSE DE UM MANDADO DE INVASÃO , BUSCA E APREENSÃO, FAZER UMA DENUNCIA VAZIA , ELE MESMO JULGAR E ELE MESMO CONDENAR , ASSUMINDO AS PRERROGATIVAS MAIORES QUE A DE UM JUÍZ, POIS ELE AGE COMO UM DEUS SOBERANO QUE NÃO DEVE SATISFAÇÃO A NINGUÉM, ELE MENTIU QUANDO DISSE QUE AS AVES SERIAM LEVADAS AO IBAMA PARA TEREM SUA DESTINAÇÃO APROPRIADA, AS AVES FORAM LEVADAS PARA O LIXÃO , DEPOIS DE SEREM AMARRADAS PELAS ASAS E PÉS, RECEBERAM GOLPES DE FACÃO , CAUSANDO MUTILAÇÕES E TORTURA AINDA VIVAS, DEPOIS FORAM DEGOLADAS E ENTERRADAS NUMA VALA CAVADA PARA ESSE ÚNICO FIM, DANDO ORDENS AO OPERADOR DO TRATOR PARA QUE FIZESSE UMA VALA BEM FUNDA PARA ESCONDEREM A PROVA DE SEUS CRIMES, TODOS SABEMOS QUE POLÍCIAS GOSTAM DE PUBLICIDADE, QUANDO CUMPREM SEU DEVER, MAS QUANDO TRABALHAM CONTRA AS LEIS, AMEAÇAM AS PESSOAS E NÃO PERMITEM FILMAR OU FAZER IMAGENS, DESRESPEITOU UMA CREDENCIAL DE UM CRIADOR LEGALIZADO, DEMONSTROU TOTAL DESCONHECIMENTO SOBRE O TEMA , JÁ QUE EXIGIU UMA LICENÇA DO IBAMA, AO CRIADOR, DESCONHECENDO QUE AVES DOMÉSTICAS E EXÓTICAS , NÃO ESTÃO SOB A TUTELA DO IBAMA QUE SÓ POSSUI PODERES DE ATUAÇÃO SOBRE A FAUNA NACIONAL E SILVESTRE, O PROCEDIMENTO CORRETO DESSE DELEGADO SERIA, INVESTIGAR, CASO CONSTATASSE ALGUMA EVIDÊNCIA DE MAUS TRATOS, AOS ANIMAIS, LAVRAR UM B.O. DENUNCIANDO OS CRIADORES, PARA QUE NOS LOCAIS APROPRIADOS , ONDE O ACUSADO TEM O DIREITO A AMPLA DEFESA, PARA SER DECIDIDO SE A DENUNCIA DEVE OU NÃO SER ACATADA E O DENUNCIADO SER CONDENADO OU NÃO, PORTANTO CLÉRISTON SILVA, PUBLICANDO MATÉRIAS COMO ESSAS, O SENHOR ESTÁ COLABORANDO COM A TIRANIA E O DESRESPEITO AOS DIREITOS DOS CIDADÃOS, INCENTIVANDO E COOPERANDO PARA QUE A IMPUNIDADE SE ESTABELEÇA E PARA QUE OS ABUSOS DE AGENTES DE POLÍCIAS , SEJAM INCENTIVADOS , LEVANDO AS PESSOAS LEIGAS A TEREM UMA INFORMAÇÃO ERRADA DOS FATOS, NÃO SERÁ PUXANDO O SACO DE DELEGADOS, QUE IRÁ CONSTRUIR UMA IMAGEM DE RESPEITO, AFINAL PODE-SE ENGANAR AS PESSOAS POR UM TEMPO, MAS NUNCA PARA SEMPRE, ESSE CASO AINDA SERÁ ESCLARECIDO E O SENHOR TERÁ QUE SE EXPLICAR, POR SUA LEVIANDADE E PARCIALIDADE COM A FORÇA DE TIRANOS!

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, manipular informação para distorcer a verdade é inaceitavel.

    ResponderExcluir
  7. Já postei alguma s comentários e até agora não foi publicado, eu espero que seja publicado os meus comentários, pois se isso não acontecer , vou tomar as providências para que isso aconteça, o papel da imprensa e ser imparcial e não aceitar qualquer tipo de sensura . A imprensa tem que ser livre , e aceitar as críticas quem por ventura venham a acontecer. Izaias Neves de deus

    ResponderExcluir
  8. Eu vou continuar comentando, agora mesmo fiz um comentário e não foi publicado mais vamos lá.
    Infelizmente o acontecido não tem como ser reparo, os animais foram sumariamente executados, por quem não cabia fazer mais infelizmente aconteceu, esses agentes agiram de forma ilegal , truculenta e arbitrária , esses agentes fizeram essa atrocidade sem nenhum fundamento técnico ou jurídico para executar tal ação, mais o que mais me espanta é a imprensa que deveria cumprir seu papel de investigar e apurar todos os fatos para sim informar a população dos fatos verídicos ocorridos. O senhor Cleriston Silva, no auto do seu conhecimento narra os fatos assim " foram encontrados anabolizantes veterinários e esporas" mais aí cabe uma pergunta simples, com que autoridade ele pode afirmar que tais medicamentos são Anabolizantes? quem foi o médico veterinário atestou que tais remédios encontrados realmente são Anabolizantes? Hora hoje com tanto acesso a informações técnicas de tantos medicamentos , por que antes de publicar tal informação inverídica. Vou passar um resumo bom simples do que se trata anabolizantes. " anabolizante é um hormônio sintético masculino ( testosterona) e é utilizado para reposição hormonal de seres humanos quando eles necessitam de tal reposição. Agora vou ilustrar claro que bom resumidamente como se dá o manejo dos galos combatentes desde sua infância. Os pintos ao nascer recebe a mesma ração que os pintos das granjas recebem, apenas com uma diferença que esses pintos crescem em um ambiente totalmente diferente das granjas , quando atingem a idade de três meses são soltos nos terreiros para que cresçam livres e desenvolvam sua natureza, quando atingem a idade entre seis e sete meses , são confinados em gaiolas individuais para que os mesmos não se acabem de brigar entre eles, pois nesta idade atingem a maturidade sexual e desenvolve sua vontade pelo combate, são classificados por suas características, e que quando são selecionados estes passam a receber uma ração balanceada e com suplementos minerais para fortalecer e desenvolver sua musculatura , em momento nenhum esses animais recebem anabolizantes , os únicos remédios que são ministrados são antibióticos vermifugos quando se fazem necessário. Com essa breve descrição espero que o senhor Cleriston Silva primeiro investigue , apure ouça ambas as partes , para assim passar a informação para a população como de fato aconteceu, antes de publicar e condenar uma pessoa , verifique se realmente a fonte de sua informação for verdadeira, o fato ocorrido foi lamentável injusto , arbitrário, criminoso e sem nenhuma motivação.

    Sou criador e amante da cultura galistica, criar é preservar .

    ResponderExcluir