27 de jul. de 2015

Ipirá: Abandonada, sede da AABB é apontada como foco de mosquitos

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Um surto de dengue, chikungunya e zika vírus em Ipirá, Portal do Sertão, pode ter como um dos principais focos a sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da cidade. O local, que não tem mais alvará sanitário, sofre com o abandono.

O portão está escancarado, o muro caído, e a piscina, que acumula água suja, é apontada como foco de procriação do mosquito Aedes aegpty, transmissor das três doenças citadas.

A reportagem tentou o contato com o Banco do Brasil de Ipirá, e com a regional da AABB, em Salvador, mas não conseguiu falar com os diretores. Segundo o secretário-interino de saúde de Ipirá, Gildeon Oliveira, mesmo sendo um caso de saúde pública não há como a prefeitura obrigar o Banco do Brasil a cuidar do espaço. “É uma questão que não compete à prefeitura fazer [...] o Ministério Público poderia estar fazendo isso, assim como a população”, disse Gildeon ao site Bahia Noticias.

O secretário afirmou ainda que a pasta já procurou a direção do banco, mas não houve até o momento uma resposta prática do BB. “Se eles procurarem a prefeitura, a gente pode tomar uma providência e ver o que pode ser feito, mas infelizmente não há diálogo”, declarou. Apesar do problema, a secretaria de saúde informou que não há risco de proliferação de mosquitos no espaço da AABB.

Na cidade, a pasta informou que os agentes de endemias fazem visitas de rotina em locais estratégicos, como imóveis abandonados e borracharias, a cada 60 dias. Caso haja denúncia de foco de mosquito, os agentes retornam novamente aos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário