22 de jul. de 2015

Adelmário Coelho agita aniversário de 53 anos de Lamarão

Redação Portal Cleriston Silva PCS



Lamarão, na região do sisal, completou 53 anos de emancipação política e administrativa no último domingo, 19. A data foi lembrada com uma programação especial realizada na Praça Joaquim Pinto Batista, onde a população pôde conferir shows, apresentações culturais e encontro de motociclistas.

As comemorações começaram no sábado, 18, às 17h, com um desfile de motociclistas da região que participaram do 1º Moto Fest da cidade. Em seguida, houve show com as bandas Time, Kite dos Brothers, grupo Luzes do Luar, Dan de Oliveira e a dupla Expedito e Romualdo.

No domingo, 19, o cardápio musical misturou arrocha e forró. Adelmário Coelho, atração mais esperada da noite, subiu ao palco por volta de 23h. Ao longo da apresentação, ele executou sucessos como “Dono do Seu Coração”, “Não Fale Mal do Meu País”, “Bahia, Forró e Folia”, “O Neném”, “Lápis de Cor” e “Farpas e Alfinetes”.

Adelmário também interagiu com as fãs que estavam na frente do palco. Uma delas chegou a cantar com o forrozeiro e ganhou até um chapéu de couro. As outras atrações da noite foram Os Sacaninhas, Vitor Lopes e Gerson Fascinante.

Segundo estimativa dos organizadores, mais de 10 mil pessoas participaram da festa realizada pela Prefeitura Municipal. Várias políticos e autoridades, entre eles o prefeito Dival Pinheiro, participaram da festa.

Para o prefeito, o aniversário é um momento para celebrar as conquistas e refletir sobre os desafios da cidade. “São 53 anos de uma história de muitos desafios e superação. Cada morador de Lamarão, nascido aqui ou não, tem um orgulho da cidade como se fosse a sua própria casa. E isto faz de Lamarão uma cidade diferente”, disse.

Também participaram da festa secretários municipais e assessores políticos.



História - Lamarão originou-se de uma povoação surgida no final do século XIX, onde hoje se localiza a sede municipal, e que servia, à época, de pousada aos viajantes que se deslocavam da então Vila Nova da Rainha (atual Senhor do Bonfim) para Santo Amaro, transportando suas mercadorias. 

Os primeiros moradores da localidade foram os irmãos Acônsio Celestino de Oliveira e José Celestino de Oliveira, entre outros, sendo o primeiro um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento local. Também a chegada da Estrada de Ferro Leste Brasileiro à região deu um grande impulso ao seu desenvolvimento.

O nome do município teve origem na lagoa que existia na parte mais baixa da região, que, durante a seca, formava um grande lamaçal chamado, então, pelos moradores de “lamarão”.

Formação Administrativa - Distrito criado com a denominação de Lamarão, pela lei municipal nº 148, de 14-08-1922, aprovada pela lei estadual nº 1631, de 26-07-1923, subordinado ao município de Serrinha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Lamarão, figura no município de Serrinha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lamarão, pela lei estadual nº 1737, de 20-07-1962, desmembrado de Serrinha. Sede no antigo distrito de Lamarão. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Veja fotos


























Nenhum comentário:

Postar um comentário