7 de jul. de 2015

Reunião discute andamento da reforma de prédio histórico de Serrinha

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Uma reunião com prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC, João Carlos Oliveira, e o superintendente de Cultura do Estado da Bahia, Sandro Magalhães, discutiu o andamento da reforma do antigo prédio da prefeitura e a assinatura de um termo de cooperação técnica para encaminhamento de tombamento dos prédios históricos do município.

A restauração do patrimônio arquitetônico de Serrinha iniciará com o treinamento de alunos do Centro Comunitário de Qualificação - CCQ, dos cursos de pedreiro, elétrica predial e hidráulica predial. Os envolvidos no treinamento terão aulas práticas atuando na restauração do Colégio Graciliano Ramos.

No mês passado, após o desmoronamento de parte do frontispício direito do prédio onde funcionou a prefeitura e a câmara de vereadores, a equipe do IPAC esteve na cidade e recomendou ações preventivas no sentido de resguardar a estrutura original do prédio.

O órgão descartou a possibilidade de desmoronamento total do prédio, mas identificou fissuras e rachaduras no imóvel, comprometimento da calha da fachada, desabamento de peça do piso no primeiro pavimento, além de excesso de entulho na área atingida, gerando sobrecarga no assoalho do primeiro pavimento.

Conforme João Carlos Oliveira, o IPAC está oferecendo todo apoio técnico e institucional à prefeitura de Serrinha para que os problemas sejam corrigidos. (Ascom/PMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário