26 de ago. de 2013

Médicos cubanos reforçam a saúde em Araci, Nova Soure, Tucano e Cansanção

Redação Portal Clériston Silva PCS

Com a chegada de mais 50 médicos de Cuba, neste domingo (25), o atendimento à saúde será reforçado em 22 municípios do interior baiano. Os profissionais foram recebidos pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, no Aeroporto Internacional de Salvador e vieram por meio do Programa Mais Médico, do governo federal, contratados por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Segundo o secretário, os 22 municípios foram escolhidos pela necessidade. “Muitos destes municípios há muito tempo tentam preencher estas vagas. Os médicos vão trabalhar em unidades de saúde da família que já existem, são postos de saúde montados e com equipes completas, muitas delas têm odontólogos, só faltava o médico”, destacou Solla.

Os profissionais recém chegados demonstram ter consciência da missão. “O governo do Brasil nos convocou para fortalecer o Sistema Único de Saúde e ajudar sobretudo os mais pobres. Temos uma experiência de mais de 50 anos ajudando os povos do mundo em mais de 50 países, desinteressadamente, trabalhando pelos princípios de solidariedade, integridade mundial e por amor”, afirmou o médico Renê Marrero.

A médica Disney Razo não tentou esconder a emoção e falou sobre o que sente ao vir trabalhar longe de Cuba. “Nós, médicos de Cuba, estamos muito orgulhosos de poder trabalhar aqui, para ajudar a população do Brasil, para diminuir a mortalidade de muitas doenças. Estou muito emocionada, muito orgulhosa, muito feliz”.

Para a aposentada Inês Lessa, que estava no aeroporto para receber um irmão, ver a movimentação de recepção dos médicos foi uma surpresa agradável. “Eu acho que é importante haver médicos, não importa se são estrangeiros ou nacionais, é importante que a população tenha assistência médica. Esta é uma oportunidade para que a população baiana seja atendida, já que alguns médicos não querem ir para o interior”.

Municípios - Os médicos que chegaram neste domingo serão escalados para trabalhar nos municípios de Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Cansanção, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano.

Programa Mais Médico - O Programa Mais Médico prevê, além dos 50 cubanos, a vinda de outros 144 médicos para a Bahia, 103 brasileiros e 41 de fora do país, que serão distribuídos em 63 municípios, sendo a maioria (49) em regiões de extrema pobreza. O número de vagas preenchidas equivale a 10% da demanda dos municípios do estado, que apontaram a necessidade de 1.382 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós vamos ter agora três semanas de avaliação, acolhimento, aproximação dos profissionais da nossa realidade, com reforço do domínio da língua portuguesa. É um momento que vai propiciar aos médicos conhecer os municípios e aprofundar o conhecimento do Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário Jorge Solla.

As aulas terão conteúdo relacionado à legislação do Sistema de Saúde brasileiro, funcionamento e atribuições do SUS, especialmente da atenção básica em saúde, e Língua Portuguesa. Nesse período, será aplicada avaliação para testar os conhecimentos em Língua Portuguesa em situações cotidianas da prática médica no Brasil e durante a execução do módulo.

Registro - Em caso de reprovação, o médico intercambista será imediatamente desligado do projeto, com comunicação ao Conselho Regional de Medicina e ao Ministério da Justiça pela Coordenação do Projeto. Atestada a qualificação, o Ministério da Saúde encaminhará documentação para o Conselho Federal de Medicina para a emissão do registro profissional provisório.

Os custos com alojamento (em unidades militares) e alimentação serão pagos pelo Governo Federal. A organização logística do módulo, incluindo recepção aos profissionais, é de responsabilidade conjunta dos ministérios da Saúde e da Defesa.

Chegada de médicos cubanos a Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário