24 de ago. de 2013

Entrega de equipamentos estimula agricultura e empreendedorismo no Portal do Sertão

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território de Identidade Portal do Sertão, formado por 15 municípios, recebeu, nesta sexta-feira (23), no município de Feira de Santana, um trator esteira, uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica e um caminhão basculante. A ação faz parte do Plano de Convivência com a Seca.

Também foram entregues equipamentos do programa Vida Melhor, mudas de palma e assinada ordem de serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água, nos municípios de Feira de Santana, Antonio Cardoso e São Gonçalo dos Campos, pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente.

Segundo o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o objetivo é melhorar a trafegabilidade e a manutenção de estradas vicinais, além da construção e limpeza de aguadas e barragens, inclusive as subterrâneas. O secretário das Relações Institucionais, Cezar Lisboa, disse que as ações são uma forma de parceria com os municípios. “Hoje, as cidades passam por grandes dificuldades financeiras e o Governo do Estado vem dando apoio às prefeituras, principalmente em ações de convivência com a seca. A questão hídrica é uma das mais importantes e estamos dotando os municípios de equipamentos e ampliando o abastecimento de água”.

Fazem parte do CDS Portal do Sertão os municípios de Serrinha, Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Tanquinho e Teodoro Sampaio.

Mudas - Os agricultores familiares também foram beneficiados com mudas de palmas, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura. A iniciativa contribui para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura, além de incentivar a produção de alimentos, a geração de trabalho, renda e inclusão social para os agricultores familiares.

A meta da EBDA é beneficiar, anualmente, 30 mil agricultores familiares da Bahia. Para isso, a empresa está disseminando a tecnologia do plantio da palma forrageira de forma adensada, com a diminuição do espaço entre as mudas e alta produtividade, em todo o semiárido baiano. A EBDA também está implantando Unidades Técnicas Didáticas (UTD) e campos de produção de mudas de palma, nas estações experimentais, associações, cooperativas e propriedades de agricultores familiares, para estudos e distribuição de mudas aos agricultores familiares do estado.

Programa Vida Melhor - Também foram entregues equipamentos do programa Vida Melhor para 305 pequenos empreendedores individuais e familiares. Os empreendedores receberam carros de cachorro-quente e de milho, fogão industrial, máquinas de costura e geladeiras. A secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Moema Gramacho, afirmou que o objetivo é estimular a produção e a comercialização, possibilitando a ampliação da renda e o desenvolvimento social através do trabalho empreendedor. (Secom)

Governo entrega máquinas, equipamentos e autoriza obras no Portal do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário