23 de nov. de 2016

Serrinha ganha moderno fórum e festeja novo tempo da comarca

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Situado ao lado do campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), de um moderno shopping e em meio a loteamentos que vão dar lugar a diversos condomínios, o fórum de Serrinha, inaugurado na manhã desta terça-feira (22), veio consolidar o novo vetor de crescimento da cidade, uma das mais prósperas da região. A comarca Serrinha de há muito esperava por uma sede do Judiciário local mais apropriada para atender a comunidade jurídica.

Os termômetros apontavam 34 graus quando a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, o governador Rui Costa e o juiz Lucas Monteiro, titular da 1ª Vara Cível hastearam as bandeiras, respectivamente, da Bahia, do Brasil e do Tribunal de Justiça, dando início à solenidade.

Em seguida, acompanhados do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, e do prefeito do município, Osni Araújo, a presidente do TJ, o governador e o juiz Lucas Monteiro cortaram a fita da porta principal. Logo depois, descerraram a placa, inaugurando oficialmente o prédio.

O desembargador Osvaldo Bomfim, a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Cinthya Resende e o desembargador Salomão Resedá também participaram das comemorações, animadas por uma banda de fanfarra e que reuniu aproximadamente 300 serrinhenses.

Depois, ao lado do corregedor Geral da Justiça, descerraram a placa comemorativa de inauguração do fórum.

Serrinha agora conta com um edifício de quatro pavimentos, três elevadores, com pátio interno para o estacionamento de veículos, construído em uma área de 1,7 mil metros quadrados, pronto para abrigar até sete unidades judiciais. Por enquanto, começa com quatro varas: duas cíveis, uma criminal e uma dos juizados especiais.

“Muito bom, só vejo elogios. Representa um avanço grande pra cidade de Serrinha e região”, disse Reinaldo Brito, atendente de recepção dos juizados especiais.

Positivo - “A presidente fez questão de destacar que se trata de um projeto iniciado na gestão do desembargador Eserval Rocha. Ressaltou que a ideia de administração é viver o presente preparando o futuro e não se faz isso olhando pelo retrovisor”, disse a presidente, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, em discurso.

Também foi lembrado o projeto Presidência em Movimento e o compromisso assumido em campanha de “aproximar a Presidência deste Tribunal dos polos em que há efetivamente a entrega da prestação jurisdicional”.

Titular da 1ª Vara Cível e diretor do fórum, o juiz Lucas Monteiro lembrou que a comarca, de mais de 80 mil habitantes, “de grande desenvolvimento e dinâmica, não merecia o antigo prédio do fórum, tão pequeno e acanhado”. Ao final, pediu uma salva de palmas para “todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a construção do novo fórum”.

A participação da Câmara de Vereadores, ao tramitar com celeridade o projeto de lei que doou o terreno da Prefeitura para a construção do terreno, foi lembrada pelo prefeito Osni Lopes, que fez referência à participação do juiz corregedor José Reginaldo Nogueira, filho de Serrinha, também presente na inauguração, “um dos mais envolvidos para que a obra chegasse logo ao fim”.

No final da solenidade – já sem a presença do governador Rui Costa, que precisou se retirar devido a um compromisso em Salvador –, o deputado Marcelo Nilo ressaltou os trabalhos do Legislativo e, citando a crise política nacional, lembrou da “necessidade dos poderes fortalecidos”.

Estiveram presentes as juízas Rosana Modesto Fragoso, Marielza Brandão e Verônica Ramiro e o juiz Paulo Chenaud, todos assessores especiais da Presidência; os juízes corregedores Alberto Raimundo dos Santos e Ângela Bacelar; o diretor de Primeiro Grau, Cícero Moura, representantes do Ministério Público e da Defensoria, deputados e autoridades locais.

Arquitetura pós-moderna tem linhas arrojadas e chama a atenção pelo perfil inusitado do prédio, como um incentivo simbólico para o desenvolvimento de Serrinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário