21 de nov. de 2016

Banco do Brasil fechará 12 agências na BA; unidades de Candeal e Biritinga vão virar postos

Redação Portal Cleriston Silva PCS






Doze agências do Banco do Brasil (BB) serão fechadas e mais de mil funcionários podem ser desligados na Bahia, conforme o plano de reestruturação anunciado nesta segunda-feira, 21. De acordo com a assessoria do BB na Bahia, outras 33 unidades serão transformadas em postos de atendimento.

Com isso, o Estado passará a contar com 283 agências e 152 postos de atendimento. Atualmente, esses números são de 328 e 119, respectivamente. Os clientes do Banco do Brasil também contam com 1.084 correspondentes bancários, 2.779 caixas eletrônicos BB e 994 terminais da rede Banco 24h no estado. O banco informou que, com reorganização, permanecerá com 283 agências e 152 postos de atendimento.

Dez unidades serão fechadas em Salvador, uma em Feira de Santana e uma em Vitória da Conquista. Das que serão transformadas em postos de atendimento, uma fica em Candeal e outra em Biritinga, na microrregião de Serrinha. A reorganização institucional também prevê um plano extraordinário de aposentadoria incentivada.

Os clientes das agências que vão fechar serão automaticamente transferidos para outras agências e poderão manter cartões e senhas, mesmo se houver alteração no número da conta. Segundo informou o banco, a transferência será feita para a agência mais próxima.

Além disso, o BB possui 5.206 funcionários e 1.003 fazem parte do público potencial do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada na Bahia, que prevê adesão voluntária dos funcionários. Segundo o banco, em todo Brasil, 18 mil servidores se encaixam nos requisitos para aderir ao plano (mais de 50 anos de idade e 15 anos de trabalho no BB). Com isso, a redução no quadro de funcionários do banco pode ser de até 19%.

Quem se inscrever vai receber o pagamento de 12 salários e indenização pelo tempo de serviço que varia entre 1 e 3 salários. O prazo para adesão é até 9 de dezembro.

Crítica - Os bancários foram surpreendidos com o anúncio de reestruturação do BB. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários na Bahia, Augusto Vasconcelos, o banco não procurou as entidades que representam a categoria nacionalmente para informar da decisão de fechar as agências.

"Achamos absurda a posição do banco, que sequer chamou (a categoria) para negociar. Estamos pedindo informações para a direção nacional", disse Vasconcelos.

Ele defende que a medida vai impactar no atendimento ao público. "Hoje há déficit de funcionários e a proposta do governo vai, sem dúvida, piorar esse problema. Achamos, inclusive, que é uma posição irresponsável, porque o Banco do Brasil realiza operações de políticas sociais e desenvolvimento, como o Crédito Rural. Portanto, a redução no número de unidades penalizará sobretudo os mais pobres, que dependem do atendimento presencial", afirmou.

O sindicalista também avalia a reestruturação como uma tentativa de privatização do banco e avalia que o BB não precisa passar por essa mudança, já que é uma empresa lucrativa.

Lista de agências que serão transformadas em postos de atendimento:

ANTAS
APORA
BARREIRAS
BIRITINGA
BONINAL
CAEM
CANDEAL
CONCEIÇÃO DA FEIRA
CONCEIÇÃO DO ALMEIDA
CRISÓPOLIS
FEIRA DE SANTANA, DA AV.GETÚLIO VARGAS
IBITITÁ
IGUAI
ITAPITANGA
JUAZEIRO, DO SHOPPING ÁGUAS CENTER
LAURO DE FREITAS, VILAS DO ATLÂNTICO
LENÇÓIS
LUIS EDUARDO MAGALHÃES
MATA DE SÃO JOÃO, EM COSTA DO SAUÍPE
OLINDINA
RIBEIRA DO AMPARO
SALVADOR, NO PELOURINHO
SALVADOR, NO PETROBRAS SALVADOR
SALVADOR, NO SALVADOR SHOPPING
SÃO DESIDÉRIO
SÃO FELIPE
SÃO SEBASTIÃO DO PASSE
SÁTIRO DIAS
SERROLÂNDIA
TANQUINHO
TEODORO SAMPAIO
UIBAI
VITORIA DA CONQUISTA, DA PCA. BARAO RIO BRANCO

Agências que serão encerradas na Bahia:

FEIRA DE SANTANA RUA J.J.SEABRA
SALVADOR AVENIDA GARIBALDI
SALVADOR CABULA
SALVADOR CIDADELA
SALVADOR COELBA
SALVADOR COSTA AZUL
SALVADOR GARCIA
SALVADOR IAPI
SALVADOR ONDINA
SALVADOR PAULO VI
SALVADOR SHOPPING PASEO ITAIGARA
VITORIA DA CONQUISTA AV. REGIS PACHECO

Nenhum comentário:

Postar um comentário