24 de nov. de 2016

Operação apreende animais silvestres nas cidades de Paulo Afonso e Jeremoabo

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Uma operação conjunta apreendeu mais de 500 animais silvestres na região de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco da Bahia. A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco envolveu a Polícia Rodoviária Federal, promotores de Justiça, Ibama, o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia da Bahia e o Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga.

Entre os animais apreendidos foi encontrada uma ave do tipo ararajuba, espécie rara da fauna brasileira. Foram resgatados periquitos australianos, canários belgas, papagaios, periquitos, dentre outras espécies. Segundo a lei, esses animais não podem ser criados em cativeiro e a prática é caracterizada como crime ambiental, passível de pagamento de multas e até prisão.

As ações aconteceram em bairros dos municípios de Paulo Afonso, na feira da cidade, e na cidade de Jeremoabo. Apenas na quarta-feira (24) foram apreendidos 189 animais: 184 pássaros e cinco jabutis. Os responsáveis receberam um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), registro de uma infração de menor potencial ofensivo, e responderão por crime ambiental.

“Esses crimes se enquadram no de menor potencial ofensivo, cujas penas não ultrapassam dois anos de prisão. Os responsáveis, então, recebem um TCO, no qual o responsável se compromete a comparecer em juízo, quando será apurada a sua culpa e, conforme o caso, aplicada a pena”, explicou Marcus Vinicius de França Moreira, agente da PRF, chefe da equipe Fauna da FPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário