19 de jul. de 2016

PF deflagra operação que investiga fraudes bancárias em Monte Santo e outras 6 cidades

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Ali Babá, para desarticular organização criminosa responsável por aplicar golpes na Caixa Econômica Federal e em outras instituições financeiras da Bahia. Cerca de 140 policiais cumprem 25 mandados de prisão – sendo 10 preventivas e 15 temporárias –, 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva em Salvador, Feira de Santana, Seabra, Palmeiras, Monte Santo, Presidente Tancredo Neves e Remando.

Segundo a PF, a organização criminosa atua através da constituição de empresas irregulares e em nomes de “laranjas”, com as quais eram obtidos empréstimos com diversas agências bancárias, com valores altos. Depois de conseguir o empréstimo as empresas não cumpriam o pagamento. Ainda segundo a investigação, a quadrilha atua desde 2006 e também contava com a participação de pessoas especializadas em fornecer documentos falsos para facilitar a abertura de novas empresas e novos empréstimos fraudulentos.

Ao todo, 19 empresas foram identificadas no sistema, mas a PF suspeita que o número seja maior. Só no ano de 2013, os prejuízos aos cofres bancários chegavam a R$ 10 milhões. Os criminosos terão que responder por organização criminosa e estelionato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário