4 de abr. de 2012

Fazcultura apóia Fogaréu de Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS

O Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, o Fazcultura, administrado pela Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), está apoiando uma das mais tradicionais manifestações cultural-religiosas da Bahia, o ‘Fogaréu’ de Serrinha, que acontece nesta quinta-feira, dia 05 (abril, 2012).

Com herança medieval ibérico-europeia o ‘Fogaréu’ aconteceu no Brasil sempre durante a Semana Santa, para marcar o início da Paixão e Morte de Jesus. Historiadores explicam que o Fogaréu também acontecia em Salvador desde o século XVI, permanecendo de 1584 a 1875 como tradição trazida pelos jesuítas.

Alguns pesquisadores remetem o evento até às tradições pagãs celtas e outras europeias antes da idade média quando esses povos realizavam rituais para marcar os solstícios, colheitas, mudanças de estação e fecundidade da terra. Nas encenações da Semana Santa de Serrinha participarão 100 atores amadores, cerca de 30 mil pessoas em procissões por praças, ruas e subindo três morros durante quatro dias consecutivos, além de missas, finalizando com um grande show da cantora Joanna no Sábado de Aleluia (07).

O Fazcultura da SECULT permite que pessoas jurídicas financiem atividades culturais mediante abatimento de 5% a 10% do ICMS a recolher. O ICMS é o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação que acontecem no Estado da Bahia. Dentre as linguagens apoiadas pelo Fazcultura estão das áreas de artes cênicas, música, cinema, vídeo, fotografia, literatura, artes plásticas e gráficas, artesanato, folclore e tradições populares, museus, bibliotecas e arquivos, bens móveis e imóveis.

Criado em 1996 pelo governo estadual, o Fazcultura tem objetivo de estimular a diversidade cultural no estado. Após os projetos inscritos serem aprovados pela Comissão Gerenciadora do Programa, os proponentes passam a buscar uma empresa patrocinadora que receberá abatimento no imposto sobre o ICMS. O Fazcultura prevê o abatimento de até 5% do imposto a recolher, no limite de até 80% do valor total do projeto cultural e, para isso, é necessário que a empresa contribua com recursos próprios equivalentes a, no mínimo, 20% dos recursos totais.

“A ação do Fazcultura tem sido fundamental e estruturante para a área cultural na Bahia já que é onde são aplicados os maiores investimentos desse setor”, diz André Reis, criador e coordenador geral do Projeto Passos da Paixão (www.mundoexpo.com.br/passosdapaixao) que faz as ações do ‘Fogaréu’ e da Semana Santa em Serrinha. O patrocinador deste evento é a AMBEV, via Fazcultura, com apoio da Secretaria do Turismo (SETUR), Prefeitura e Câmara Municipal de Serrinha.

As condicionantes do Fazcultura estão inclusas no Art. 41, Capítulo VII, do Decreto 12.901/11, complementadas pela Resolução 781/04. “É uma ação perfeita, já que a parceria público-privada possibilita que grandes empresas aliem suas marcas a importantes eventos artístico-culturais baianos que, por sua vez, são preservados, difundidos e divulgados, trazendo ainda desenvolvimento sustentável do turismo nessas regiões”, explica André.

Para o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, os benefícios são evidentes. Segundo ele já em 2000, o governo federal indicava, via levantamento da EMBRATUR do Ministério do Turismo, que 15 milhões de pessoas se deslocavam por ano no país por motivos religiosos, provocando movimento de, no mínimo, R$ 6 bilhões/ano. Depois de 12 anos, este dividendo deve ter dobrado. “Na Bahia, dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apontam que o turismo religioso é responsável pela atração de mais de 1,5 milhão de pessoas no fluxo global de turistas no estado”, explica Osni Cardoso.

Serrinha, cidade que surgiu a partir de 1715, se torna assim a mais nova Jerusalém das Américas com mega-encenações a céu aberto da Paixão e Morte de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário