28 de mai. de 2015

Valente recebe equipamentos para aumentar a produção de agricultores

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Os produtores rurais de Valente, município localizado no Território do Sisal, foram beneficiados com um pacote de benefícios que vai facilitar o trabalho no campo, especialmente em época de estiagem. O governador Rui Costa entregou, nesta quinta-feira (28), 314 títulos de propriedade de terra, dois kits de irrigação para hortas comunitárias, cinco aguadas, oito tanques resfriadores de leite, 14 máquinas motoforrageiras e 30 barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar. Ainda em Valente, Rui inaugurou a creche Encantos do Saber e visitou a Escola Estadual Wilson Lins.

As ações voltadas para a agricultura familiar, implementadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), incluem a entrega de documento que permite que uma área já ocupada seja regularizada e outros dois títulos de reconhecimento de domínio municipal dos distritos de Monte Santo e Pedra Vermelha. Para o governador, não existe solução econômica para a Bahia que não passe pelo semiárido e pela agricultura familiar. “Estamos escolhendo algumas cadeias produtivas para alavancar essa produção. São várias ações articuladas para melhorar a vida do agricultor da Bahia”.

Rui informou que uma das ações realizadas anteriormente na região foi a entrega de matrizes de caprinos. “O governo compra matrizes de qualidade para melhorar o rebanho, teremos assim animais que produzem mais leite ou carne”. Outra medida é garantir que, mesmo no período de estiagem, haja alimentação para os animais. “Entregamos essas máquinas forrageiras e também 19 milhões de mudas de palma em todo o semiárido, para termos a segurança alimentar dos animais”. De acordo com o governador, os resfriadores vão garantir a qualidade do leite, pois, “sem eles, a população corre o risco de consumir produtos estragados”.

Agricultura familiar - O agricultor Gilmário Santos, que recebeu um kit de irrigação para hortas comunitárias, tem 46 anos e vive com a mulher e dois filhos em uma propriedade onde planta batata, cenoura e hortaliças. “Nós temos duas épocas de chuva aqui, o inverno e a trovoada. Mas, às vezes, a chuva não vem, então esse kit é importante porque vamos conseguir produzir mesmo com a falta da chuva”.

Antônio da Silva, 63, vive da agricultura familiar em seu sítio, onde trabalham nove pessoas. Agora que recebeu o título de propriedade das terras, ele pode inclusive conseguir financiamento para fazer melhorias e ter acesso a outros benefícios. “Eu tenho 48 anos que moro lá e não tinha o título de terra. Agora eu tenho a garantia de dizer que essa terra é minha, porque sem um documento a gente não resolve nada”. (Secom/BA)

Valente recebe equipamentos para aumentar a produção de agricultores

Valente recebe equipamentos para aumentar a produção de agricultores

Valente recebe equipamentos para aumentar a produção de agricultores

Nenhum comentário:

Postar um comentário