15 de mai. de 2015

Produção e comercialização são reforçadas para apicultores de Tucano

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Os produtores rurais do município de Tucano, no nordeste do estado, receberam do Governo da Bahia equipamentos nesta quinta-feira (15). Fazem parte do pacote o entreposto e o centro de formação apícola, para desenvolver a agricultura familiar na região e para que haja o beneficiamento do mel antes da venda, além de cinco motocicletas para a prestação de assistência técnica. Na ocasião, também foram assinados convênios com Secretaria de Desenvolvimento Rural, para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Caju.

A entrega foi realizada pelo governador Rui Costa após a inauguração do Residencial Araticum, com 244 unidades habitacionais construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e a entrega de 2.460 cisternas. Segundo o governador, os investimentos em Tucano ultrapassam R$ 50 milhões. “A entrega do entreposto e centro de formação para apicultores é importante para melhorar o valor agregado. Agora a própria cooperativa pode exportar seu produto e melhorar a renda dos produtores”.
O entreposto beneficia diretamente cerca de 900 apicultores da região, com previsão de comercializar mais de 360 toneladas de mel por ano. Eles passam a dispor de estrutura composta por mesa para a extração do mel no favo, uma máquina centrifugadora e um aparelho para embalagem no formato de sachê, entre outros equipamentos.

Assinatura de convênios - Dois convênios foram assinados na ocasião. Um deles, entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), destina-se à prestação de serviço de assessoria e gestão do empreendimento. O segundo convênio foi assinado com a Cooperativa dos Produtores Familiares e Cajucultores do Nordeste da Bahia (Cooperacaju) para a compra de cinco máquinas de quebrar castanhas. Rui também entregou uma muda simbólica de cajueiro, representando as 30 mil que serão distribuídas para 750 agricultores da Cooperacaju.

Presidente da Cooperacaju, Francieli Macedo afirma que a cooperativa começou com pequeno grupo unido para aumentar a venda e a produção. “É preciso ter certificação, pois é um produto de origem animal [e] é preciso ter qualidade. Precisamos dessa estrutura, dessa qualificação e dessa orientação para que o produto entre no mercado”.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a entrega estratégica do entreposto vai garantir a elevação da renda e que os produtos sejam melhor comercializados, organizando a cadeia produtiva do mel. “Também foram entregues motos, assinados convênios. Portanto a gente consegue trazer geração de renda para a agricultura familiar. A agricultura familiar tem dificuldade para a comercialização porque o produto precisa ser melhor beneficiado. Com o entreposto, podemos alcançar o mercado internacional”.

Ainda em Tucano, mantendo o objetivo de conhecer de perto o ensino público na Bahia, o governador visitou o Colégio Estadual Heráclides Martins de Andrade e a Escola Municipal Zélia de Brito.

Produção e comercialização são reforçadas para apicultores de Tucano

Produção e comercialização são reforçadas para apicultores de Tucano
Produção e comercialização são reforçadas para apicultores de Tucano

Nenhum comentário:

Postar um comentário