27 de mai. de 2015

Teofilândia: Mutirão de prevenção ao glaucoma será realizado sábado (30) e domingo (31)

Redação Portal Cleriston PCS

Uma campanha de prevenção ao glaucoma será realizada nos dias 30 e 31 (sábado e domingo), das 8h às 16h, no Centro Educacional Rafael Lopes de Araújo (CERLA) na cidade de Teofilândia.

A ação é feita em uma parceria da Prefeitura Municipal de Teofilândia e da Secretaria Estadual de Saúde. O glaucoma é uma doença ocular que compromete a visão e pode levar a cegueira.

Serão realizados consulta médica e exames específicos para homens e mulheres acima de 40 anos ou que tenham registro da doença na família. Caso o diagnóstico seja positivo, será feito um cadastro especial para tratamento a base de colírios e exames de manutenção.

Para participar, o interessado deve procurar o agente comunitário de saúde do bairro ou da região onde mora ou uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) portando RG, comprovante de endereço e Cartão SUS.

O glaucoma é caracterizado pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, prejudica a visão. A doença atinge pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomática.

O oftalmologista e responsável pelo 'Mutirão de Glaucoma', Adilson Afonso, informa que, se o glaucoma for diagnosticado e tratado no início, as chances de controle são maiores, mas desde que seja realizado o tratamento correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário