26 de mai. de 2015

Serrinha realiza conferência municipal de segurança alimentar e nutricional

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Nutricionistas, conselheiros, representantes de entidades, organizações não governamentais e movimentos sociais atuantes no campo, estiveram presentes no auditório da Funasa, na última quinta-feira, 21, para abertura da II conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município com o tema: “Comida de verdade no campo e na cidade. Por direitos e soberania”, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA.

A realização da II conferência municipal de segurança alimentar tem como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos na promoção da soberania alimentar, garantindo a todos os humanos uma alimentação de qualidade e saudável. Porém, para garantir uma boa segurança alimentar, é importante incentivar o plantio adequado sem o uso de agrotóxicos, uma vez que alimentos cultivados com uso deste veneno têm causado danos irreversíveis tanto para quem maneja, quanto para quem consome.

Uso de produtos naturais os considerados orgânicos, cultivados de forma natural, saudável, essa sim é a base de uma boa alimentação. Para o secretario de agricultura, Renildo de Miranda. “Produzir é difícil, principalmente produtos de boa qualidade, mas é necessário mostrar aos agricultores que o uso desses compostos químicos é inadequado para o cultivo”, pontuou.

Afirmando o pensamento do secretario de agricultura, conversamos com duas agricultoras familiares a Srª Maria José da comunidade de Mombaça de Valentina: “Nós só comercializamos derivados como beiju, sequilhos, farinha, tapioca, e feijão, porém tudo natural”. Já Denise, moradora da Comunidade do Entrude destaca: “Tudo que eu planto é natural, não bulo com essas coisas de veneno, eu planto, eu cultivo, eu colho”.

Seguindo com os trabalhos para o dia (22), foi realizada a divisão de temáticas por eixo, saindo assim propostas para que sejam efetivadas as políticas de segurança alimentar e nutricional, além da eleição dos delegados.

A mesa de abertura foi composta pela Secretária de Desenvolvimento Social, Helena Barreto, o Vereador Malcon Greenhalg, o Secretário de Agricultura, Renildo Miranda, a representando o CONSEA Estadual, Maria Eliana, o CONSEA municipal, Jirlane Rodrigues, e representando o Prefeito Osni Cardoso, o Secretário de Administração, Jivaldo Oliveira. (Ascom/PMS)

Serrinha realiza conferência municipal de segurança alimentar e nutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário