19 de mar. de 2015

Teofilândia: Prefeitura inicia limpeza e ampliação de aguadas na zona rural

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Operação começou em três povoados
A Prefeitura Municipal de Teofilândia, através da Secretaria de Agricultura, está realizando uma grande ação com o objetivo de limpar e ampliar aguadas nos povoados e comunidades rurais, visando garantir a melhoria do bem-estar socioeconômico das famílias do campo.

A operação “Limpeza e Ampliação de Aguadas” foi lançada pelo prefeito Adriano Araújo (PT) em locais que enfrentam problemas de falta de água na rede de distribuição e que recorrem a estes equipamentos constantemente.

Os serviços começaram pelos povoados de Alecrim, Gameleira e Caiçara. Em seguida serão beneficiadas as demais localidades onde a atividade agrícola também está voltada para a criação de animais e os produtores não têm condições de pagar o aluguel de uma máquina para fazer o serviço.

Prefeito acompanha os trabalhos
O prefeito destacou a importância das aguadas para a população rural. “Muitas destas aguadas nunca passaram pelo processo de ampliação do seu espaço físico. É uma iniciativa importante porque vai beneficiar milhares de pessoas que dependem desta água acumulada, que é da chuva, para abastecer suas residências”, afirmou o prefeito.

Uma máquina retroescavadeira, uma pá carregadeira e duas caçambas estão sendo usadas no trabalho de limpeza e ampliação dos tanques.

Também denominadas de represas ou tanques, as aguadas servem para a retenção e o armazenamento de água e constituem a única maneira de garantir o fornecimento seguro e continuado de forma a atender às diversas demandas hídricas ao longo do tempo, contemplando principalmente a criação de animais.

Nos períodos de estiagem, a escassez afeta, em primeiro lugar, os pequenos criadores. “Eles são obrigados a se desfazer de bovinos, por exemplo, vendendo abaixo do preço de mercado”, lembrou o prefeito, acrescentando que “quando é possível, o pequeno produtor paga o dobro para fazer a reposição do rebanho”.

Prefeitura de Teofilândia inicia limpeza e ampliação de aguadas na zona rural

Prefeitura de Teofilândia inicia limpeza e ampliação de aguadas na zona rural


Nenhum comentário:

Postar um comentário