NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

20 de mar. de 2015

Prefeito de Teofilândia participa de reunião sobre proposta de consórcios de saúde

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Para ampliar e descentralizar os serviços de saúde e reequilibrar financeiramente os municípios, o Governo da Bahia apresentou na manhã desta sexta-feira (20) a proposta de consórcios de saúde, os quais serão responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o SAMU 192, e hospitais municipais e filantrópicos.

A meta é construir 28 policlínicas, com 32 especialidades, e equipamentos, como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. "Nosso objetivo é que as pessoas não precisem viajar 600, 800 quilômetros para chegar à capital e fazer seus exames, mas fazer nas regiões do estado", disse Rui Costa.

A apresentação do modelo na sede da UPB, no CAB, contou com a participação de diversos prefeitos de municípios baianos. De acordo com o governador, após a discussão com os gestores municipais e a regulamentação dos consórcios, a expectativa é iniciar as obras de dez policlínicas em dez polos regionais, ainda este ano.

A proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante. O investimento estimado em cada policlínica será de R$ 12 milhões (construção e equipamentos), enquanto a manutenção gira em torno de R$ 700 mil por mês.

O prefeito de Teofilândia, Adriano Araújo (PT), avaliou como positiva a iniciativa do Governo Estadual. “Os serviços de saúde é um grande desafio para os governantes porque sua despesa, com recursos reduzidos, tem sido desafiador. Com a proposta de uma parceria com os municípios em torno de um consórcio público de saúde, eu acredito que poderá melhorar principalmente o custeio”, disse. Para ele, é preciso um pacto federativo eficaz para aprimorar o SUS e melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população.

O modelo sugerido é semelhante ao sistema bem sucedido implantado no Ceará. Além da maior eficiência no atendimento e qualidade dos serviços de saúde, o rateio dos 60% restantes entre os municípios de cada consórcio na manutenção das unidades vai garantir redução nos custos com o atendimento médico à população.




Nenhum comentário:

Postar um comentário