11 de mar. de 2015

Câmara de Vereadores de Serrinha realiza sessão especial em homenagem às mulheres

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Câmara de Vereadores de Serrinha, em uma iniciativa da presidenta Edylene Ferreira (PV), realizou nesta terça-feira, 10, uma Sessão Solene com a entrega de medalhas. Por meio da homenagem concedida, a Câmara reconhece a importância de todas as mulheres que, a exemplo das homenageadas, dedicam-se não somente à família mas também em luta árdua e sacrificada, buscando uma sociedade melhor, mais justa e digna.

As homenageadas do evento foram: Carmelita de Oliveira Araújo, Cibelia Matos Silva Bonfim, Eremita Ferreira Duarte, Fibiana Ferrari, Helaine Moura Pimentel Almeida, Ivone de Jesus, Jeane Santana Rocha, Josefina Maria dos Santos Silva, Judite Santos de Santana, Laurinda Maria de Jesus, Maria dos Prazeres, Maria Ivete Damião Mota, Maria Gonçalves Pinheiro de Oliveira, Luiza Enriqueta Lima Peleteiro, Maria José Lima Borges, Milena Pinho Marques, Patrícia Dultra Rocha,Rosa de Araújo Santos, Shirley Aparecida Bispo Sena e Sônia Maria Santiago de Carvalho Menezes.

A sessão foi presidida pela vereadora Edylene Ferreira e teve como atração musical a Orquestra Sanfônica de Serrinha. De um jeito bem baiano, a Sessão começou com a apresentação dos 19 músicos do conjunto de sanfoneiros, que reverenciou as mulheres com canções que exaltam a força e a bravura da mulher nordestina.

As homenagens se seguiram com a intervenção da presidenta da casa, que falou da importância do reconhecimento do trabalho de mulheres que fizeram diferença, apesar de toda a discriminação que existe. “Nos tempos atuais várias mulheres têm se destacado em muitas áreas do nosso cotidiano, sendo empresárias, políticas, dirigentes de grandes grupos corporativos e até sendo chefes de estado nesse mundo globalizado. Muito já conquistamos, mas muito mais ainda precisamos conquistar. É uma luta incansável, o preconceito e a discriminação ainda existem. Não podemos admitir que a mulher desempenhe as mesmas funções do homem e receba remuneração bem inferior, isso no mundo moderno em pleno século 21 é inconcebível”, ressaltou.

Em seu discurso, Edylene também lembrou da sua luta para chegar ao parlamento serrinhense e se tornar a primeira mulher presidente da Câmara, sendo a vereadora mais votada da história do legislativo local. “Eu particularmente me considero uma lutadora, uma guerreira, não nasci em berço de ouro, tive formação humilde. Pra chegar até aqui, sendo a vereadora mais votada da história de Serrinha e tornar-me Presidente da Câmara, tive que enfrentar muitos obstáculos, muitos desafios, mas fui persistente e jamais desanimei, pois sempre imaginei um dia poder fazer algo pelas pessoas, principalmente por aquelas que mais precisam. Sei que tenho uma personalidade forte, não me curvo e não me curvarei diante dos tentam colocar pedras no meu caminho, sei como transformá-las em flores, até porque sou uma pessoa de diálogo e de atitudes republicanas. Tenho sensibilidade, afinal de contas, sou mulher”, concluiu.

História - A história conta que no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Além disso, o dia 24 de fevereiro de 1932 também marcou a história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e no Legislativo.

Câmara de Serrinha realiza sessão especial em homenagem às mulheres

Sessão teve como atração musical a Orquestra Sanfônica de Serrinha

Câmara de Serrinha realiza sessão especial em homenagem às mulheres

Vereador Fernando Oliveira - Homenageada Carmelita de Oliveira Araújo

Vereador Alexandro Menezes - Homenageada Cibelia Matos Silva Bonfim

Vereadora Edylene Ferreira - Homenageada Eremita Ferreira Duarte

Vereador Lailson Cunha - Homenageada Fabiana Ferrari

Vereador Cássio Ramon - Homenageada Ivone de Jesus

Vereadora Helena Barreto (licenciada) - Homenageada Jeane Santana Rocha

Vereador Flavio Ferreira - Homenageada Josefina Maria dos Santos Silva

Vereador Malcon Grenhalg - Homenageada Judite Santos de Santana 

Vereadora Rosineide da Silva Lima - Homenageada Laurinda Maria de Jesus

Vereadora Magneide de Oliveira - Homenageada Maria Gonçalves de Oliveira

Vereador Reginaldo Oliveira - Homenageada Maria Ivete Damião Mota

Vereador Gerinaldo Ferreira - Homenageada Enriqueta Lima Peleteiro

Vereador José Reis - Homenageada Maria José Lima Borges

Vereador Fernando Sena - Homenageada Milena Pinho Moraes

Vereador José Francisco dos Apóstolos - Homenageada Rosa de Araújo Santos

Vereadora Edylene Ferreira - Homenageada Sonia Maria Santiago de Carvalho

Vereadora Edylene Ferreira - Homenageada Patricia Dultra Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário