24 de mar. de 2015

Experiências exitosas do município de Serrinha recebem visita da delegação da Etiópia

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

A delegação da Etiópia composta por 22 pessoas, sendo 4 ministros de Estado, chega ao Brasil com o propósito de conhecer experiências exitosas do país, tanto por parte dos programas de governo, quanto do Centro de Excelência do PMA no Brasil Contra a Fome do Banco Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA/ONU), os membros da delegação tem interesse especial no modelo da alimentação escolar na rede estadual de ensino, referência para diversos países africanos.

No primeiro compromisso de agenda, a delegação se reúne com os secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto, de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis. O encontro acontece na sede da Secretaria da Educação nesta terça-feira (24), às 14h, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. A delegação fica no país até 30 de março.

Na quarta-feira (25), às 11h30min, a comitiva chega a Serrinha, o prefeito Osni Cardoso, representantes da Secretaria de Educação e Agricultura do município em parceria com o Armazém da Agricultura Familiar e grupos de produtores, responsáveis por apresentar as experiências exitosas relacionadas à segurança alimentar no município à delegação da Etiópia, marcarão presença na recepção.

Na oportunidade, a delegação visita o Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal – CETEPS, que capacita jovens e adultos para introduzir-se no mundo do trabalho e atender as demandas socioeconômicas e ambientais do território de identidade onde vivem. O Centro tem um programa de alimentação escolar composta de itens da agricultura familiar integrada à estratégia fome zero que tem o compromisso de alterar situações agudas de miséria e de contribuir para a mudança de paradigmas de segurança alimentar que impedem o crescimento do país.

A delegação vai visitar também a cooperativa central arco sertão, conhecendo como se deu o processo de junção das cooperativas e de como é realizada a venda para a alimentação escolar e para outros mercados e o almoxarifado da alimentação escolar, localizado na prefeitura municipal de Serrinha, para verificar as estruturas e logísticas de entregas dos itens nas escolas.

Visitas a colégios na capital e no município de Conceição do Coité, também estão previstas na programação dos representantes da Etiópia. Na sexta-feira (27), a comitiva retorna a Serrinha para cumprir mais uma jornada de visitas, dessa vez à Associação das Mulheres Produtoras da Cáritas, às Cooperativas dos Agricultores Familiares e de Economia Solidária do Município de Serrinha - COOPAFES (Projeto 1ª água e 2ª água), a creche Sofia Kateb para receber explicação pela nutricionista e manipuladores da preparação dos cardápios dentro das exigências nutricionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE.

Para assegurar alimentação escolar de qualidade, a Secretaria da Educação do Estado aumentou os investimentos de R$ 27 milhões para R$ 47,2 milhões, no último ano. Além disso, uma das prioridades do Estado para 2015 é ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar para as refeições dos alunos. Atualmente são adquiridos de pequenos produtores, no mínimo, 30% dos alimentos servidos nas escolas estaduais, conforme estabelece a Lei nº 11.947/2009, beneficiando as famílias que vivem dessa atividade. (Ascom/PMS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário