15 de set. de 2014

Edylene pede cumprimento do piso salarial dos Agentes de Saúde em Serrinha

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A presidente da câmara, vereadora Edylene Ferreira (PV), apresentou na pauta da 9ª sessão ordinária do 2º período legislativo 2014 a indicação de nº 104/2014 que solicita ao poder executivo municipal, através da secretaria municipal competente, a inclusão no projeto de Lei Orçamentário Anual (LOA), para o exercício financeiro de 2015, o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.

A autora da indicação, que agora segue para análise na Comissão de Justiça e Redação, pediu o empenho dos colegas edis para a aprovação em plenário. Parlamentares como Flavio Ferreira, Lailson Cunha, Alexandro Menezes, e Gerinaldo Ferreira, demonstraram apoio à iniciativa.

A carreira de agentes comunitários foi regulamentada pela Lei Federal 11.350/06, que permitiu a regularização dos funcionários contratados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e estabeleceu as diretrizes para contratação nos estados e municípios.

A partir da regulamentação, os agentes comunitários de saúde, vinculados à União, aos estados e aos municípios, que cumprem jornada de 40 horas semanais, passam a ter direito ao piso salarial de R$ 1.014,00. A lei, foco de intensos debates na Câmara dos Deputados, foi sancionada em junho deste ano pela presidente da República e publicada no Diário Oficial da União.

O valor estipulado pelo piso é semelhante ao transferido hoje pela União aos agentes, mas boa parte dos municípios, como por exemplo, Serrinha, repassa à categoria um salário mínimo e usa a diferença para cobrir encargos trabalhistas. Com a nova lei, o município fica obrigado a repassar todo o valor aos agentes comunitários de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário