6 de nov. de 2012

Em meio ao sigilo, líderes são cotados para cúpula do governo Osni

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Claudionor Ferreira e Plínio Carneiro
Há uma ordem clara no comando do PT, baixada durante a corrida pela reeleição do prefeito Osni Cardoso: é terminantemente proibido falar sobre cargos e a orientação é declarar que não há vagas garantidas a ninguém.

Contudo, nos bastidores do partido e legendas aliadas, há dois nomes com alta cotação na bolsa de apostas criada em torno da formação da linha de frente da nova gestão de Osni. O primeiro deles é o ex-deputado estadual Plínio Carneiro, presidente municipal do PSD. Tido como o político com mais influência junto ao vice-governador e secretário de infraestrutura Otto Alencar, Plínio possui duas características que são consideradas essenciais para os planos de Osni na prefeitura.

Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Plínio é reconhecido pela alta capacidade técnica e considerado especialista no funcionamento da máquina pública. Ao mesmo tempo, devido à experiência adquirida em quatro mandatos na Assembleia Legislativa, tem as credenciais necessárias para atuar na articulação política. O que o coloca como possível mandatário da Secretaria de Infraestrutura.

Contudo, Plínio vem atuando intensamente para consolidar a estrutura do partido em Serrinha, de olho no projeto político para as próximas eleições. Publicamente, o dirigente democrata evita comentar o futuro e limita-se apenas a comemorar a eleição de dois vereadores da legenda que comanda: Gerinaldo Ferreira (973 votos) e Rogério da Cerâmica (1.619), primeiro colocado em número de votos. Outro nome da conjuntura que também é alvo de especulação é o ex-prefeito Claudionor da Silva (Ferreirinha).

O segundo grande apoio à campanha petista nestas eleições é reverenciado pela capacidade de gestão e atração de votos. Segundo líderes do governo, ambos possuem perfil para ocupar as principais áreas e só não estarão na cúpula da administração se não quiserem. Para “acomodar” companheiros que não obtiveram êxito na eleição, o prefeito admitiu em entrevista à Rádio Continental desmembrar três coordenações e transforma-las em secretarias.

O vereador Sandro Magalhães (PT) que na eleição de 2008 foi o mais votado com 1.567 votos e este ano não conseguiu ultrapassar a marca dos 800, é cotado para assumir uma eventual pasta ligada à Cultura e Turismo.

Na árdua missão das acomodações, está a criação da pasta de Esporte e Transporte. Um dos nomes cogitados para comandar uma das articulações política é o atual presidente da Câmara de Vereadores Jorge Gonçalves (PT) que amarga a terceira suplência do partido. Entretanto, outros nomes também estão no centro da disputa.

Já o PV deve ser contemplado na administração com pastas ligadas a Educação, Meio Ambiente ou Ação Social. Ouvidos pelo Portal Clériston Silva, alguns figurões do PT asseguram que os cargos serão escolhidos com base em critérios estritamente técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário