5 de jul. de 2011

Serrinha: Falta de profissional habilitado dificulta a vacinação de crianças contra a tuberculose

As mães que procuravam o posto de saúde Luiz Eduardo Magalhães na manhã desta terça-feira (5) para aplicar a vacina BCG em recém nascidos retornaram para casa sem o atendimento. Uma mulher de 31 anos que não quis se identificar procurou a equipe de reportagem da Rádio Continental para denunciar o caso.

A dona de casa que mora na Fazenda Alto, zona rural de Serrinha, disse que esta é a segunda vez que ela leva o filho com 20 dias de nascido para receber a vacina e não consegue por falta de profissional qualificado no plantão. “Já mandaram eu voltar aqui três vezes. Só que eu não tenho condição financeira para pagar uma corrida de taxi todos os dias. Pelo amor de Deus me ajudem! Alguém precisa fazer alguma coisa”, implorou a mulher.

A situação foi confirmada pela diretora da unidade de saúde Benedita Costa que não aceitou gravar entrevista, mas explicou que por causa da campanha nacional de vacinação contra a tuberculose (BCG), a única profissional habilitada do posto está atendendo na zona rural do município até quarta-feira, dia 6, e não há substituto. A reportagem tentou falar por telefone com a secretária de saúde, porém sem êxito.

Doença - A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que pode afetar vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões. Ela é transmitida pelo ar, quando o doente tosse ou espirra. Os principais sintomas são tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre baixa e suor noturno.

Detalhe – Além da falta do profissional para aplicação da vacina, o posto está há mais de 2 anos sem uma linha telefônica.

Esta mãe disse que já levou o filho dela duas vezes ao posto para tomar a vacina, mas não consegue

Um comentário:

  1. é osni cada dia que passa o povo fica insatisfeito com muitas decisões e iniciativas da sua parte essa é uma das inresponssabilidades
    sem contar com os festejos juninos,sera que so você não percebeu que o povo serrinhensse precissa
    trabalhar por que o são joão com feriadão prolongado não teve uma festa igual ou parecida com o pedrinho, por que no periodo não teve
    um feriado e automaticamente
    não atraiu turistas como deveria,por favor faça ou tente fazer alguma coisa pro comercio de serrinha se desenvolver se defenda ou você vai fingir que não ver as postagem do blog do cleriston nos precisamos e exigimos que você aja agora por que no ano que vem vai ser mas do que tarde obrigado cleriston por a oportunidade e a liberdade de expressão

    ResponderExcluir