7 de jul. de 2011

Suspeitos de tortura são alvo de protestos em São Domingos

Revoltados com a morte do ajudante de pedreiro Sidinei de Santana Rocha, 26, após a prisão em São Domingos (a 79 km de Serrinha), cerca de 250 moradores fizeram protesto no final da manhã desta quarta-feira, 6, em frente à delegacia da cidade. Eles depredaram uma viatura e incendiaram o carro do guarda municipal José Roberto Matias.

Aglomerados em frente à delegacia, os manifestantes ameaçavam invadir o prédio se o delegado, Jorge Umbelino, não apresentasse o policial civil Marcelo Silva Souza e o guarda municipal José Roberto Matias, 57 anos, apontado pelos manifestantes como o pivô da prisão.

“Ele inventou que meu irmão teria destruído o carro dele a pedradas, quando, na verdade, a pedra foi atirada em outro rapaz que tinha brigado com Sidinei, mas acabou acertando de raspão o carro do guarda”, contou Lucivânia, irmã da vítima.

O veículo Voyage, placa JLY-7642, que pertencia ao servidor público, foi levado até a praça central da cidade e incendiado “para mostrar o que estamos sentindo há anos, sofrendo perseguição e agressões, sem nada ser feito para acabar com a atrocidade dos policiais”, reclamou um dos manifestantes.

Diante da ameaça de invasão da delegacia, onde estava o guarda, o delegado solicitou reforço policial, sendo enviados cerca de 30 policiais civis e militares de Valente, Santaluz, Serrinha, Feira de Santana e Conceição do Coité para conter os manifestantes.

Enterro - O corpo de Sidinei foi sepultado por volta das 14 horas, após o cortejo percorrer as ruas da cidade e passar em frente à delegacia e à prefeitura. Alguns familiares passaram mal e foram levados ao hospital, enquanto manifestantes foram à casa do guarda para incenciá-la, mas policiais permaneceram em frente à residência até o final da tarde.

Por medida de segurança, o servidor público e familiares, além do policial civil Marcelo Silva Souza, foram retirados da cidade.

Familiares afirmam que Sidnei foi barbaramente espancado desde a prisão, ocorrida nos fundos de casa, a poucos metros da delegacia.

Veja outras imagens

Cerca de 250 moradores fizeram protesto no final da manhã desta quarta-feira em frente à delegacia da cidadeOs manifestantes depredaram uma viatura e incendiaram o carro do guarda municipal

Foto: Calila Noticias e Sisal News

Nenhum comentário:

Postar um comentário