21 de nov. de 2017

Empresário de Araci, vereadores e ex-prefeito são presos por desviar R$ 13 milhões na Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Empresário Mazinho das Pedras foi preso no hospital de Araci
Seis vereadores, um ex-prefeito, um empresário, ex-vereadores e servidores públicos foram presos no interior da Bahia na Operação Carro Fantasma, deflagrada nesta terça-feira (21) pelo Ministério Público da Bahia. A operação teve como alvo um esquema de corrupção na prefeitura do município de Remanso, no Vale de São Francisco.

Foram presos o ex-prefeito do Município de Remanso, Celso Silva e Souza; o seu irmão e ex-secretário de Administração e Finanças Arismar Silva e Souza; seis vereadores, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores, Cândido Francelino de Almeida; além de ex-vereadores, servidores públicos e um empresário. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão.

Segundo o Ministério Público, o grupo é suspeito de participar de um esquema de corrupção na locação de veículos para as secretarias do município. A fraude aconteceu nos contratos realizados em 2013 e 2016. Ainda de acordo com a investigação, foram desviados cerca de R$ 13 milhões por intermédio da empresa JMC Construtora, Comércio e Serviços Ltda, que tem como sócio-administrador o empresário José Mário da Conceição, o Mazinho das Pedras, também alvo de prisão preventiva. Ele foi preso no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Araci, onde estava internado.

O dinheiro desviado foi usado para gastos particulares, dívidas de campanha e compra de apoio político, aponta o MP. Os carros foram sublocados em nome de laranjas, para beneficiar vereadores e outros políticos. Além das prisões, documentos, celulares, computadores e veículos de luxo foram apreendidos na operação.

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Investigação (CSI), Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim), Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), da Promotoria de Justiça Regional de Juazeiro, promotores de Justiça dos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco, das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar que auxiliaram no cumprimento dos mandados nos municípios de Remanso e Araci, na Bahia, São Raimundo Nonato, no Piauí, e Petrolina, em Pernambuco.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Remanso, mas não obteve retorno das ligações.

Ex-prefeito de Remanso, Celso Silva e Souza, foi preso

2 comentários:

  1. Esses policias, delegado e promotores que prendeu todos esses,
    Que venha pra serrinha apura as contas daqui.
    Pois prefeitos entra pobre e sai duas vezes ricos.

    ResponderExcluir
  2. Esses policias, delegado e promotores que prendeu todos esses,
    Que venha pra serrinha apura as contas daqui.
    Pois prefeitos entra pobre e sai duas vezes ricos.

    ResponderExcluir