14 de out. de 2013

Depois de 23 dias em paralisação, bancários voltam hoje ao trabalho

Redação Portal Clériston Silva PCS

Fim dos bancos fechados. Pelo menos, para a maioria deles. Apesar dos bancos privados e o Banco do Brasil voltarem a funcionar normalmente nesta segunda (14), os funcionários do Banco do Nordeste e Caixa Econômica ainda decidem em assembleia no Ginásio de Esportes, na Ladeira dos Aflitos, às 18h30, se vão prosseguir com a greve.

Na última sexta-feira (11), o Sindicato dos Bancários decidiu em assembleia aceitar o reajuste de 8,1% que inclui 1,82% do valor real, proposto pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).Os bancários pediam um reajuste de 11,93%, participação dos lucros e resultado, o PRL e um piso salarial de R$ 2.860.

Os bancários exigiam também fim do assédio moral, apontada como um dos maiores motivos de afastamento da categoria.

A Fenaban apresentou uma proposta aos bancários de, além dos reajustes salariais, poder agilizar o processo de apuração de questionamentos que levam a conflitos no ambiente de trabalho. Pelo acordo, o prazo cai de 60 para 45 dias. Cerca de 830 bancos ficaram fechados na Bahia durante os 23 dias de paralisação.

A greve deste ano foi a mais longa desde 2004, quando a paralisação durou 30 dias. Só no primeiro dia de greve, 543 agências estavam fechadas, marcando forte adesão por parte do setor.

Segundo o Sindicato dos Bancários, a Fenaban só marcou a primeira rodada de negociação no 16ª de paralisação da categoria, quando oferecia 7,1% de reajuste.

Enquanto isso, passeatas e manifestações dos bancários causaram a interrupção do funcionamento de várias agências em Salvador. Para realizar pagamentos, o cidadão contava apenas as casas lotéricas e agências dos Correios, que também estavam com agentes em greve até a última semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário