8 de dez. de 2012

Coité: Projeto de 'Estabilidade Econômica' a aliados de prefeito é engavetado

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O presidente da Câmara de Vereadores de Conceição do Coité, José Jailmo Pereira, acatou o pedido de um requerimento solicitado pelo vereador Betão PT para suspender a tramitação da proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, que pretendia garantir estabilidade econômica a aliados políticos do atual prefeito Renato Souza (PP).

A proposta enviado pelo Executivo municipal assegura o direito de continuar a receber o valor do vencimento ou subsídio correspondente ao mandato ou cargo de maior hierarquia, que tenha exercido por mais de dois anos contínuos. A medida beneficiaria três vereadores do mesmo partido do gestor, que deixa o cargo no próximo dia 31 de dezembro, que igual a ele, não foram reeleitos e devem retornar a ocupar cargos efetivos na administração coiteense com vencimentos superiores aos determinados pela Lei de Cargos e Salários.

De acordo com Nego Jai, como é conhecido, torna-se “impossível” votar a proposta dentro do prazo necessário. O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Paulo Maracajá, afirmou em entrevista que a prática não é legal. O município já conta com uma lei, há dez anos, que assegura estabilidade econômica aos servidores que ocuparam cargos de confiança.

Na prática, quem for exonerado do cargo pelo futuro prefeito, retorna à função inicial, mas com o mesmo salário da recente. O ex-secretário municipal de Obras, José Venandro Ferreira da Silva, há 20 anos no cargo é um exemplo. Ele foi exonerado no final de novembro e voltará a exercer a função de pedreiro da prefeitura, cargo garantido por concurso público, mas o seu salário, com a norma, continuará a ser de R$ 6 mil. O provento é cinco vezes maior do que o previsto para a função citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário