3 de dez. de 2012

Jovem serrinhense de 280 kg deixa UTI e é transferido para quarto de hospital

Redação Portal Clériston Silva PCS

O jovem serrinhense que pesa 280 quilos e está internado no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e foi transferido para o quarto na tarde desta segunda-feira (3).

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, Francisco Araújo Júnior, 23 anos, está em um dos dois quartos especiais do hospital, com cama larga e reforçada, assim como banheiro adaptado. Ele melhorou seu estado de saúde e tem desenhado para se distrair, segundo a assessoria de imprensa.

A mãe do jovem, Maria Aurizete, disse que agora vai acompanhar mais de perto o tratamento do filho. "Vão levar toda a aparelhagem para o quarto. Aí vai melhorar porque eu vou poder dormir lá", contou. Ela tem dormido na casa de uma amiga enquanto Francisco Júnior não pode retornar à casa na cidade de Serrinha, nordeste da Bahia. O filho dela sofre da síndrome Prader-Willi, que gera apetite excessivo, e deverá passar por uma cirurgia bariátrica em até seis meses, segundo os médicos.

“Eu estou na casa de um colega, que fica próximo ao hospital. Eu pegava dois ônibus, mas não tenho mais como ficar gastando porque até o momento não tive ajuda. Eu vendi tudo para cuidar dele”, relatou Maria Aurizete, que trabalhava como vendedora de roupas.

Apesar de ter tido sete filhos, apenas dois deles moram com ela: Francisco Júnior e uma menina de 16 anos, que possui síndrome de down, segundo conta. “Tem 16 anos e não conversa, fica calada, só faz chorar. Não toma banho só, não se cuida. Quem está cuidando dela agora que eu estou aqui [em Salvador] é minha irmã”, apontou.

Estado de saúde - A mãe reconhece a situação difícil que o filho se encontra, mas mantém a esperança de um dia ele melhorar o seu estado de saúde. “Eu estou esperançosa uma parte porque o médico já me avisou que ele [Francisco] não vai melhorar da apneia [problema respiratório] de jeito nenhum. O aparelho respiratório nunca vai deixar de acompanhar ele. Mas que seja como Deus quiser", disse.

A mãe ainda não sabe como vai receber o filho em casa quando ele tiver alta médica. “Tomara que, com fé em Deus, ele esteja próximo de retornar pra casa. Mas as condições de retorno não sei como vão ser. No interior, eu não tenho um quarto adaptado para Francisco. Eu cuidava dele na cama”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário