23 de dez. de 2012

Bahia: um terço da população depende do Bolsa Família

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Ao todo, 1,8 milhão de famílias baianas receberam, em 2012, o Bolsa Família, programa do governo federal de combate à pobreza. A Bahia fecha o ano como o primeiro estado do Brasil, proporcionalmente à população, em número de pessoas atendidas pelo programa.

O segundo maior beneficiado é o estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, informa o jornal A Tarde. As famílias foram incluídas no programa, entre os 2,8 milhões inscritos, por terem renda mensal de até R$ 70, isto é, estão na faixa de extrema pobreza, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social Combate à Fome (MDS).

A média de integrantes por família, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Sedes), é de três pessoas. Isso significa que pouco mais de um terço da população do Estado (cerca de 5 milhões) é diretamente beneficiada pelo programa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia conta com 14 milhões de habitantes.

O aumento médio de inscrições é de 100 mil famílias por ano. Neste ano, até novembro, foi registrado um crescimento de 300 mil. "O maior acesso a informação sobre o programa facilitou o cadastro, contribuindo para o aumento. Outro fator é o enquadramento de mais pessoas às exigências do MDS", explicou ao A Tarde a coordenadora regional do Bolsa Família, Luciana Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário