31 de mar. de 2014

Preços de remédios podem ser reajustados em até 5,7% a partir desta segunda

Redação Portal Clériston Silva PCS

A partir desta segunda-feira (31), indústrias farmacêuticas e distribuidoras podem reajustar em até 5,68% os preços de medicamentos regulados pelo governo.

Segundo o Ministério da Saúde, a regulação vale para mais de nove mil remédios, com mais de 40% deles na categoria nível três – de menor concorrência, cujas fábricas podem ajustar o preço-teto em 102% - e o valor não sofrerá aumento na farmácia. “O ajuste autorizado pode alterar o preço máximo de fábrica, porém não impacta diretamente no valor pago pelo consumidor, uma vez que muitas empresas adotam descontos na comercialização dos produtos”, informou a pasta.

A resolução da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed) que autoriza o reajuste foi publicada na quinta-feira (27) no Diário Oficial da União. A Cmed estabelece o valor do aumento anualmente baseado em critérios definidos na Lei 10.742 de 2003.

Para chegar ao cálculo, são considerados a inflação do período (de março de 2013 até fevereiro de 2014), produtividade da indústria, variação de custos dos insumos e concorrência dentro do setor. Informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário