21 de mar. de 2014

Jovem natural de Teofilândia morre após queda de 500 metros em mina

Redação Portal Clériston Silva PCS

Luiz Alberto Cerqueira era natural de Teofilândia
Um acidente na mineradora Anglo Gold Ashanti, localizada em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deixou dois trabalhadores mortos e outros dois feridos na tarde desta quinta-feira (20). As vítimas estavam dentro de uma espécie de elevador que despencou em uma rampa de uma altura de aproximadamente 500 metros.

O acidente aconteceu por volta das 15h. Os trabalhadores estavam na Mina Cuiabá, localizada na MGT-262, entre Sabará e Caeté.

Por meio de nota, a mineradora AngloGold informou que os mortos são o supervisor de turno Luiz Alberto Santos Cerqueira, de 29 anos, conhecido como "Totó", natural da cidade de Teofilândia (BA), e o auxiliar de operação Thiago Luiz de Oliveira. Eles trabalhavam na obra de revestimento do poço, para implantação de um sistema de ventilação na mina. Sobre os trabalhadores feridos, a empresa informou que eles não correm risco de morte.

Acidente aconteceu no subsolo da mina
Segundo os bombeiros, quatro homens estavam em uma gaiola que funciona como um elevador, com três compartimentos emendados um no outro. Dois funcionários estavam na parte de cima e dois na parte de baixo. A gaiola já tinha descido cerca de 300 metros quando houve problemas mecânicos, fazendo-os cair de uma altura de quase 500 metros. A profundidade total é de 800 metros. Testemunhas informaram que houve o rompimento do cabo de aço que tracionava o elevador.

Conforme o Corpo de Bombeiros, os dois homens que estavam na parte de baixo da gaiola foram esmagados pelos que estavam na parte de cima. Os bombeiros informaram que todos usavam equipamentos de segurança.

Outros dois ficaram feridos. Ivanildo Pereira Gomes, de 45, foi levado para o Hospital João XXIII com fratura na perna. Já Adriano José Perrinha foi encaminhado para um hospital de Caeté pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde dele não foi informado.

Funcionários da empresa informaram ao PCS que ainda não vão se manifestar sobre o acidente em respeito as famílias das vítimas.

A AngloGold informou que o acidente ocorreu com funcionários de uma empresa terceirizada, a Shaft Engenharia, e afirmou que todo o suporte está sendo dado aos feridos e aos familiares das vítimas. Os detalhes do acidente são apurados.

Mineradora AngloGold afirma que irá apurar motivação do acidente

Bombeiros se mobilizaram para socorrer as vítimas

2 comentários: