10 de set. de 2011

Uauá: prefeito pode perder o mandato

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) manifestou-se favorável à cassação do prefeito de Uauá, a 244 km de Serrinha, Jorge Luiz Lobo Rosa (PRTB), e do seu vice, Péricles Cardoso de Oliveira (PR), que morreu em julho deste ano.

Os políticos são acusados de cometer diversos crimes eleitorais na campanha pela reeleição em 2008. Na decisão, divulgada nesta sexta-feira (9), a PRE-BA aponta abuso de poder político, fraude e compra de votos que, potencialmente, desequilibraram a disputa política com a utilização da máquina pública em prol dos candidatos.

De acordo com o procurador Sidney Madruga, a gravidade da conduta dos eleitos e a diferença de apenas 3,71% dos votos válidos obtidos pelo atual gestor em relação ao 2º colocado, evidenciam “uma severa violação à liberdade de voto” e ratificam a importância de rever a sentença.

Em seu pronunciamento, Madruga pede o provimento do recurso e conclui que os documentos e depoimentos que compõem os autos são satisfatórios para demonstrar os ilícitos cometidos, e portanto para a cassação do diploma eleitoral de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário