13 de set. de 2011

Perigo: Material hospitalar é encontrado no lixão de Biritinga

Os pés que percorrem um ambiente tomado por lixo, também são vítimas de outro inimigo: as agulhas das seringas. Os catadores de material reciclável do lixão de Biritinga, cidade localizada a 21 km de Serrinha, estão cansados de presenciar caminhões do serviço de limpeza pública do município despejar quase todos os dias no local, material caracterizado como lixo hospitalar.

O escândalo que ameaça a saúde pública, causado justamente por quem deveria cuidar dela, foi denunciado nesta terça-feira, dia 12, por Renilson Silva e Joabson Ribeiro do Blog Biritinga Informa.

No local foram encontrados resíduos médicos queimados, sem tratamento, lixo hospitalar enterrado em uma vala comum, luvas descartáveis, e uma grande quantidade de seringas misturadas em meio ao lixo comum.

Catadores afirmam que descarte é feito quase todos os dias - "Semana passada, um caminhão despejou três caixas cheias de seringas. Quase todos os trabalhadores aqui já foram picados. Uma delas furou a minha bota e entrou no meu pé, que inchou e doeu muito. Fui ao pronto-socorro três vezes e eles me deram uma injeção não sei para quê", relata uma catadora que preferiu não se identificar com medo de represálias.

A mulher que tem 42 anos e seis deles no lixão teme que seus dois filhos de 12 e 14 anos, que a auxiliam no trabalho, estejam contaminados com alguma doença.

Procurada pela equipe do blog, a secretária de saúde da cidade, Marivânia Cerqueira, não quis falar sobre o assunto. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o lixo hospitalar não pode ser descartado como lixo comum. O material precisa ser recolhido separadamente e levado para incineração.

Veja outras imagens

Material descartado de maneira irregular encontrado no lixão de Biritinga
Seringas contaminadas colocam em risco a vida de quem trabalha no local
Lixo descartado irregularmente é produzido pelo hospital municipal de Biritinga
Escândalo ameaça a saúde pública de Biritinga
Caixas com seringas são descartadas no local
Mesmo diante da gravidade, a secretária de saúde não quis falar sobre o assunto

Foto: Biritinga Informa

Um comentário:

  1. A CARA DESSES PESTE SÃO TUDO MEU VIZINHO AI GIL DE GODE BOTOU NA PREFEITURA TÃO PERTO DE SAIR JA VAO SER TUDO DEMITIDO GIL SO BOTA GENTE INCAPAZ NESSA PREFEITURA VIU...............

    ResponderExcluir